Cine Futebol Clube: documentários sobre futebol serão exibidos no Cinema de Chapecó

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A paixão pelo cinema e futebol uniu três jornalistas de Chapecó. E na noite de 14 agosto, terça-feira, o Cine Futebol Clube irá exibir documentários, das mais diversas temáticas, relacionadas ao futebol. O evento está previamente agendado para as 19h30, no Cinema Arcoplex, do Shopping Pátio Chapecó. A entrada é gratuita para o público.

As três produções audiovisuais foram desenvolvidas em 2017, durante o curso de Jornalismo da Unochapecó, como Trabalho de Conclusão de Curso.  As várias etapas de produção contaram com a colaboração de diversos profissionais da região e de professores da universidade. O principal objetivo do projeto é unir simpatizantes do cinema regional com a paixão pelo futebol, fortalecendo as produções locais autorais.

“São filmes bem distintos. Cada autor colocou sua visão sobre determinado assunto, mostrando as mais diversas raízes que o futebol pode nos proporcionar: diversão, emoção, paixão, e até mesmo as dificuldades das mulheres no meio esportivo. Tem um pouco para cada tipo de público. Estamos muito empolgados com a ideia de expor nossa visão sobre os assuntos para a comunidade”, conta Mateus Montemezzo, um dos diretores.

Os três documentários serão exibidos em sequência, com aproximadamente 30 minutos de duração por produção. A noite será aberta com “Duas Vovós e Uma Paixão: a dupla Gre-Nal”, da autoria de Maria Joana Giaretton; o segundo documentário será “Futebol e Rádio: a emoção através das palavras”, de Mateus Montemezzo; e o evento fecha com “Escaladas: o Jornalismo Esportivo sob o olhar feminino”, dirigido por Amanda Ferronato. Para conferir os trailers, entrevistas, fotografias e demais materiais, procure por “Cine Futebol Clube” no Facebook, marque em “Comparecer ao Evento”, e acompanhe as novidades.

Os documentários

“Duas Vovós e Uma Paixão: a dupla Gre-Nal”, dirigido por Maria Joana Giaretton.

O documentário Duas Vovós e uma paixão: a dupla Gre-Nal, retrata como o futebol é capaz de mexer com a vida das pessoas e principalmente com o pessoal de mais idade. Nelsi e Noêmia tecem um fanatismo de mais de sete décadas, partilham histórias inusitadas, revelam como lidaram com o fato de serem mulheres e apaixonadas por clubes de futebol. Demonstram também como esse amor é passado de geração para geração.

“Futebol e Rádio: a emoção através das palavras”, dirigido por Mateus Montemezzo.

A paixão pelo futebol ultrapassa fronteiras e atinge lugares inimagináveis. O rádio e as transmissões esportivas consagram essa paixão através das ondas sonoras. Conectando narradores e ouvintes em uma perfeita frequência de emoções. É sobre isso que quatro ouvintes apaixonados por rádio e os narradores Ivan Carlos Agnoletto, Rafael Henzel e Herter Antunes, nos explicam por que as palavras podem se tornar marcas inesquecíveis no mundo do futebol, todos unidos por uma paixão: a Associação Chapecoense de Futebol.

“Escaladas: o Jornalismo Esportivo sob o olhar feminino”, dirigido por Amanda Ferronato.

A produção reuniu 11 jornalistas esportivas e tem como intuito documentar a inserção na mulher na editoria de esportes. Nessa trajetória, onde desafios e julgamentos são constantes, pelo simples motivo de serem mulheres, elas mostram que com determinação e coragem esse espaço, por direito, também deve ser ocupado por elas. Conduzido por uma narrativa que busca romper com estereótipos e tendo em vista a (des)construção das formas de preconceito e machismo, o documentário é também um instrumento de luta na busca constante pela igualdade de gêneros nas redações esportivas.