Cartilha sobre alcoolismo será lançada nesta segunda-feira

Imagem: Reprodução/Extra Comunicação
Imagem: Reprodução/Extra Comunicação

O consumo de bebidas alcoólicas é considerado, pela Organização Mundial da Saúde (OMS), um caso de saúde pública. Para alertar crianças e adolescentes sobre os perigos e malefícios do uso do álcool, com a intenção de prevenção, conscientização e proteção, a Subseção de Chapecó da Ordem dos Advogados do Brasil criou uma publicação específica. Com iniciativa desenvolvida através da Comissão da Mulher Advogada e a colaboração da Secretaria Municipal da Saúde de Chapecó, a cartilha “Super Júlia na Escola – Álcool na Infância e Adolescência” será lançada nesta segunda-feira, 10 de dezembro.

Programado para as 19h15, no salão de atos da Unochapecó, o lançamento já prevê a distribuição da cartilha para representantes de escolas. Depois, conforme a necessidade, cada unidade escolar deverá solicitar na secretaria da OAB Chapecó. Segundo a presidente da Comissão da Mulher Advogada, Marilei Martins de Quadros, a ideia é expandir o projeto o Estado e no País, com liberação do arquivo para impressão, desde que mantidos os direitos autorais reservados.

Quanto à sistemática do projeto, a presidente da comissão salienta o acolhimento da iniciativa em uma ação conjunta com aPrefeitura Municipal de Chapecó e a Unochapecó, para a promoção de ações nas escolas. Nesse sentido, já foram produzidos 25 mil exemplares da cartilha, com programação de mais 5 mil no próximo semestre. A autoria, os personagens e o roteiro foram desenvolvidos pelas advogadas Edelcira Rosa da Silva, Marilei Martins de Quadros e Sandra Lúcia Fagundes, com a colaboração de outras integrantes da Comissão da Mulher Advogada, de uma equipe da Secretaria de Saúde de Chapecó e de outros profissionais da área pedagógica. As ilustrações, o projeto gráfico e a diagramação são de responsabilidade de Gracieli Cassol e Régis Perassoli.

Surgimento do Super Júlia na Escola

Pesquisas apontam que o início do consumo de álcool ocorre com crianças e adolescentes na faixa dos nove aos 14 anos. “A iniciativa de desenvolver esse projeto nas escolas é porque são lugar de formação e transformação”, destaca Marilei. Quanto às ações, salienta que serão realizadas em espaços educativos, de forma lúdica e simples, para contribuir na construção de uma sociedade mais consciente, mostrando que a prevenção e a proteção podem mudar hábitos culturais.

O “Super Júlia na Escola” surgiu a partir do sucesso e aceitação de ação anterior semelhante, que foi o “Gibi Maria da Penha na Escola”. Em 2015 a Comissão da Mulher Advogada realizou reunião com a Secretaria de Saúde do Munícipio de Chapecó, quando já foram apresentados dados internos de quanto o uso de álcool pelos jovens era crescente e surgiu a ideia de criar um instrumento de educação, pedagógico e lúdico, para pensar a prevenção. Assim, nasceu a ideia do segundo gibi e para sua concretização foram realizados vários encontros entre as autoras e a equipe multidisciplinar, até concluir o “Super Júlia na Escola – Álcool na Infância e Adolescência”.

Jornalismo Rádio Efapi com informações da Extra Comunicação.