Programa Água Boa beneficia mais de 1200 famílias do interior de Chapecó

Foto: PMC/Divulgação
Foto: PMC/Divulgação

A água de qualidade é uma das principais responsabilidades de um Governo.  Investir em água é investir em saúde pública. Por isso, a Prefeitura de Chapecó, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente (Sedema), realiza o Programa Água Boa. Com esse trabalho, a Prefeitura já levou água do Aquífero Guarani e de poços artesianos para mais de 1200 famílias de diversas comunidades do interior. Neste momento, as máquinas estão na linha São Roque, onde o problema é antigo, e muito em breve, a água chegará para cerca de 50 famílias.

Uma demonstração de que o programa Água Boa faz a diferença na vida de muitas famílias está na propriedade do seu Gonzalino Bueno, morador da linha Rodeio do Erval, região do Distrito de Marechal Bormann. Por lá, a Sedema construiu uma fonte tubular, proporcionando mais qualidade de vida para a família Bueno. “Foi resolvido nosso problema aqui. A água está ótima”, afirmou Gonzalino.

No último domingo (25-11), o Prefeito Luciano Buligon esteve visitando a propriedade do Seu Gonzalino para acompanhar de perto como está a qualidade da água no local. Buligon relatou que em 2016 fez mais de 70 reuniões nas comunidades e constatou que as principais demandas no interior são água e recuperação das estradas. “Por isso, aos poucos, vamos atendendo os pedidos dos moradores e melhorando a vida das pessoas”, concluiu.

Segundo o Secretário de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Valdir Crestani, a água de boa qualidade para o homem do campo tem sido uma preocupação constante da Administração Municipal. “A partir de 2013, o Programa Água Boa, que até então tinha como foco a proteção da mata ciliar, passou a trabalhar o fornecimento de água potável através da perfuração de poços profundos, água do Aquífero Guarani, proteção e águas superficiais com a construção de fontes tubulares e do modelo caxambu”, lembrou.

Números do Programa Água Boa

Até o final de 2017 cerca de 875 famílias de diversas comunidades do interior foram atendidas com a perfuração de 25 poços artesianos e três poços recuperados. Em 2018 já foram perfurados poços profundos nas linhas Marcon, São José do Capinzal, Pequena e Colégio Agrícola, totalizando 90 famílias e 500 estudantes beneficiados.

O Aquífero Guarani é outra fonte importante de abastecimento. Nessa primeira etapa do projeto, 160 famílias da Linha Baronesa da Limeira estão sendo beneficiadas, e até o final do ano, mais 106 famílias da Alto Baronesa e da Linha São Roque serão contempladas.

A preservação de águas superficiais com a construção de fontes também tem merecido atenção especial, e para tal, são fornecidos tubos, pedras, máquinas e acompanhamento técnico. São construídas cerca de 80 fontes por ano, para aproximadamente 110 famílias.

Jornalismo Rádio Efapi com informações da Prefeitura de Chapecó.