Feira do Livro 2018 traz programação até o próximo sábado em Chapecó

Foto: Camila Almeida/PMC
Foto: Camila Almeida/PMC

Começou na terça-feira (02) a Feira do Livro 2018 em Chapecó. O evento teve sua abertura oficial às 19h30 no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nes e prossegue até o próximo sábado (06) nos três andares do prédio, na Rua Assis Brasil, 20D.

Palestras sobre os mais variados temas relacionados à leitura, lançamento de livros, debates, contação de histórias, intervenções artístico-culturais, teatro, música e cinema, para todas as idades. A programação do evento é extensa, multicultural e interativa, com opções para toda a família.

Para o coordenador da Feira do Livro, Odilon Luiz Poli, a Feira é um movimento permanente. “Valorizamos a nossa cultura, mas também temos que romper com alguns hábitos culturais. A Feira do livro é um movimento voltado à cultura chapecoense e traz muitas linguagens artísticas para que possamos desenvolver a sensibilidade da nossa gente. Em 2019 queremos investir também na formação dos professores, para que esse incentivo à leitura aconteça efetivamente em sala de aula. Queremos Chapecó mais aberta ao mundo e a novas possibilidades”, disse.

A expectativa é que 30 mil pessoas prestigiem o evento, destes, 12 mil estudantes de toda a região. A professora de Educação Financeira e Sustentabilidade, Luciane da Rosa, da Escola Básica Municipal Diogo Alves da Silva, no Bairro Efapi, trouxe a turma do 2º ano para as atividades no evento. Para ela esta é uma grande oportunidade para as crianças. “Este é outro espaço para desenvolver a educação, vai além da sala de aula, e por este motivo também vai além no estímulo, na imaginação e na ludicidade. Os meus alunos gostaram muito dessa tarde na Feira do Livro e essa foi a oportunidade de eles vivenciaram ‘o diferente’ em seu cotidiano,  em sua rotina”, enfatiza. Para a professora uma das características mais marcantes desta edição foi a interatividade, o uso de tecnologia e de diferentes linguagens.

Para o Secretário de Cultura, Nemésio Carlos da Silva, é muito importante que a interação entre cultura e educação aconteça. “Cultura e educação são áreas que dependem uma da outra para sua efetivação, e para o desenvolvimento integral das pessoas. Quando os projetos e ações culturais chegam até os estudantes, estamos investindo na educação, no futuro cultural, plantando sementes e oportunizando a transformação social”, enfatiza.

Além das ações multiculturais, 19 estandes com livrarias, editoras, universidades e apoiadores, oferecem inúmeras possibilidades, novidades e conteúdos para crianças, jovens e adultos. Um dos estandes é o da Biblioteca Pública Municipal Neiva Maria Andreatta Costella. Pensado de maneira a interagir com o público visitante, traz um lettering (painel com escritas) como espaço para fotos, com mensagens sobre a importância do livro e da leitura. A obra foi uma doação da artista Fernanda Basso.

De acordo com a Bibliotecária Caroline Miotto, além disso duas estantes com obras para consulta trazem uma pequena mostra do acervo da Biblioteca Municipal. Livros de autoria de autores Chapecoenses, infantis e nos mais variados gêneros. “Temos aqui uma vitrine destinada aos autores chapecoenses, que contribuem efetivamente com a produção e a identidade literária local. Queremos que nossos visitantes, além de aproveitarem o evento, sintam-se instigados a visitar a Biblioteca e a fazer o seu cadastro”, disse. Atualmente a Biblioteca Pública Municipal conta com um acervo de 40 mil itens disponíveis para consulta e empréstimo, além de espaço infantil e para pesquisa, e acesso a wi-fi.

A Feira do Livro 2018 é organizada pela Unochapecó e pela Prefeitura de Chapecó, por meio do Ministério da Cultura a partir da Lei Rouanet, trazendo como patrocinadores a Foz do Chapecó, Engie, Benoit, Havan, Sepat, Orbenk, unimed, Celeiro e Inviolável. Para o Secretário de Cultura, é muito importante que as parcerias aconteçam pois fortalecem as ações e valorizam a comunidade. “A partir da Lei Rouanet essas empesas que patrocinam o evento, destinam uma quantia em dinheiro que iria para impostos, para ações culturais que contribuam para o desenvolvimento da nossa comunidade. Uma ação simples que pode transformar a realidade da cidade”, explica.

São parceiros do evento a 4ª Gerência Regional de Educação, Secretaria de Educação, 12ª União Regional Espírita, JCI Chapecó, Fundação Aury Bodanese, Colégio Logosófico, Oficina dos Escritores, SESC, Colégio Marista São Francisco, Colégio Trilíngue, Sesc, Udesc, UFFS, Unoesc e Colégio Santa Rita.

Jornalismo Rádio Efapi com informações da Prefeitura de Chapecó.