Comboio de ambulâncias transfere pacientes com coronavírus em Chapecó; veja vídeos

Reprodução/Internet

Por: ND Mais

A superlotação dos hospitais na região Oeste de Santa Catarina levou à saúde a um colapso no sistema público devido ao aumento de casos positivos de coronavírus. Sem leitos de UTI Covid disponíveis, visto que estão 100% ocupados, centenas de pacientes começaram a ser transferidos para unidades hospitalares de outras regiões catarinenses.

Em Chapecó, ambulâncias formaram um comboio para as transferências na noite de sexta-feira (12). Imagens divulgadas em redes sociais mostram as viaturas aguardando pacientes no estacionamento da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do bairro Presidente Médici, na área Leste. Enquanto isso, outros pacientes aguardavam atendimento na entrada da unidade de saúde. 

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, que se manifestou em nota na noite de sexta-feira, quatro pacientes foram levados para a enfermaria do hospital de Maravilha, no Oeste catarinense. 

“A transferência de pacientes para outras unidades hospitalares já vinha ocorrendo e faz parte da estratégia estadual de enfrentamento do agravamento da pandemia. O agrupamento de viaturas de transporte objetivou otimizar os recursos humanos envolvidos no procedimento”, explicou a pasta.

Desde janeiro foram feitas 123 transferências de pacientes de Chapecó para outras cidades de Santa Catarina. Infelizmente, alguns morreram durante o tratamento. Na sexta-feira, 22 pacientes foram transferidos para outros hospitais do estado, conforme a prefeitura. Na última semana, o governo estadual disponibilizou um avião do Corpo de Bombeiros Militar para fazer os transportes a longa distância, como para Lages, Navegantes e Itajaí. 

“A Prefeitura de Chapecó alerta que a situação é delicada e necessita que a população tome cuidados de distanciamento e prevenção. Por fim, reforça a confiança no trabalho de todo o quadro de profissionais da saúde das áreas pública e privada”, finalizou.

Caos em Chapecó

Cinco pessoas morreram vítimas do novo coronavírus entre quinta (11) e sexta-feira, conforme o boletim epidemiológico deste sábado. A cidade também chegou a 2.049 casos ativos da doença e a 152 mortes.

Desde o início da pandemia, 18.733 pessoas já se infectaram com o vírus, sendo que 16.532 já estão recuperadas. Entretanto, 1.540 ainda aguardam resultado de exames, pois são consideradas suspeitas. 

Na sexta, a cidade registrou 223 novos pacientes infectados pela Covid-19, ainda menor do que o totalizado na quinta, quando foram 237. 

Neste sábado, 123 pessoas estão internadas nos hospitais de Chapecó, sendo que 36 estão em leitos para Covid no HRO. No entanto, há pacientes aguardando vaga em salas adaptadas. No hospital Unimed são 13 pacientes hospitalizados na UTI. 

Respiradores 

Os cinco novos respiradores que foram encaminhados na manhã deste sábado, de Florianópolis, pela Secretaria de Estado de Saúde, chegaram em Chapecó por volta das 11h.

Foto: Prefeitura de Chapecó/Divulgação

O secretário de Saúde de Chapecó, Luiz Carlos Balsan, que foi receber os equipamentos no Aeroporto Municipal Serafim Enoss Bertaso, disse que os equipamentos já estão no Hospital Regional do Oeste, disponíveis para atender os pacientes.

Além disso, o Arcanjo já realizou uma transferência de uma paciente feminina de Chapecó para o Hospital Nossa Senhora dos Prazeres, em Lages.

Com os cinco respiradores novos já são 15 os novos equipamentos disponibilizados pelo Estado para Chapecó, somente neste mês. Isso permitiu ampliar os leitos de UTI e também atender pacientes em outros setores do hospital.