Festival Online comemora aniversário de Chapecó

Festival Disfarçados 1º Edição. Foto Louis Radavelli/Divulgação

Na próxima terça-feira, 25 de agosto, Chapecó comemora 103 anos e para não deixar a data passar em branco, artistas e produtores locais se uniram para fazer um aniversário diferente: um Festival totalmente online.

“Mesmo em meio a quarentena nós queremos comemorar o aniversário da cidade, presenteando, com arte e cultura, quem constrói e transforma todos os dias a nossa história: a comunidade! O Festival acontece com transmissão da casa dos artistas para a casa do público. Uma maneira também de lembrar e incentivar as pessoas a passarem esse feriado comemorativo nas suas casas, curtindo diferentes atrações”, explica o produtor cultural Louis Radavelli.

O Festival Disfarçados inicia às 10h e prossegue até às 24h, com cinema, contação de histórias, música, artes visuais, dança e poesia, com apresentações para todas faixas etárias. Este é o 1º festival totalmente online desenvolvido na cidade, organizado de maneira independente, com atrações para toda a família. As lives serão transmitidas pelo aplicativo Instagram, no perfil do festival @disfarcadosteatrodochapeu .

Integram a programação 13 apresentações que trazem características da cultura local. Trabalhos que representem o movimento cultural que é desenvolvido por artistas da cidade, propostas e pesquisas que contam a história da cidade e abordam diferentes temáticas.

“A nossa programação é diversificada, vai desde a valorização da cultura kaingang, que integra fortemente a nossa história, passa pelo hip hop atualmente produzido nos bairros da cidade, valoriza as iniciativas artísticas que trazem preocupação ambiental, dá voz às histórias dos caboclos da nossa região e chega até as poesias autorais feitas para a Chapecó de hoje”, conta Maurício Sinski, produtor do projeto.

Mesmo com foco no público chapecoense, o Festival também quer que pessoas de outras localidades conheçam mais sobre a cidade. “Queremos que todas as pessoas, independente de sua localização, sintam-se à vontade para participar conosco do Festival conhecer a cultura local e um pouco mais sobre a nossa história, a nossa cidade e os nossos artistas”, continua Maurício.

Programação:

10h – Abertura

10h15 – “Kiki – O Ritual da Resistência Kaingang” – Margot Filmes

11h – “Laura Müller Na Raça” – Laura Müller

13h – “Papo Furado” – Cia de La Curva 

14h – “Quando o amor chega” – Laura Tereza 

15h – “Nuvem Digital” – Joana Golin e Alice Souto

16h – “Voando alto” – ARTS

17h – “Nova Linha, Parágrafo” – Lua Caolha

18h – “EP Âmago” – Agoro

20h – “Essências” – Marinalda Bedin e Carol Sander

21h – “Memórias, prateleiras e poesias” – Antonio de Oliveira

22h – “Versos que compus na quarentena” – Amanda Cadore

23h – “Curva!” – Grupo Vertigem de Ações Poéticas

23h55 – “Causos de Visagem” – Cia Contacausos 

00h30 –  Encerramento

Incentivo à economia local

Além de comemorar o aniversário de Chapecó, aproximar os artistas da sua comunidade, o Festival Disfarçados também traz como um de seus objetivos a geração de emprego e renda para artistas, técnicos e produtores que estão com suas atividades paralisadas ou minimizadas durante a pandemia, sem previsão de retorno profissional.

Laura Muller. Foto MonnyDivulgação

O projeto abraça músicos, poetas, atores, técnicos, produtores, grafiteiros, dançarinos e cineastas. Laura Müller, cantora há 10 anos, diz que este é um momento difícil. “Ninguém estava preparado para isso. Todo processo já é difícil, fechamento de agenda, negociação… sem os eventos no momento a dificuldade financeira é muito grande. E a retomada também tende a ser muito complicada, em vista que os contratantes também passam por grandes dificuldades. Por isso o Festival traz grande força e importância para a área cultural local, fazendo com que os artistas possam movimentar-se em parceria”, conta.

Além de Laura, mais 30 profissionais serão beneficiados financeiramente com o projeto. Para garantir o cachê dos profissionais que irão trabalhar e se apresentar para a comunidade no aniversário de Chapecó, o Festival criou um financiamento colaborativo on-line. Com um valor a partir de R$10 você ajuda o Festival a acontecer. Para contribuir basta acessar o link https://benfeitoria.com/festivaldisfarcados .

Como nasceu o Festival?

A 1º edição do Festival aconteceu em 2017, premiado pelo Edital de Fomento e Circulação das Linguagens Artísticas de Chapecó. Foi realizado de maneira totalmente presencial em praças, parques e espaços públicos de diferentes bairros da cidade. Agora o festival se reinventa para uma versão totalmente online.

“Este projeto nasceu da vontade de nós, artistas e produtores, fazermos a diferença em nossa comunidade, democratizando o acesso às ações culturais.  Em meio ao isolamento social é a arte que humaniza a rotina, traz qualidade de vida para as pessoas e colabora para passarmos por esse momento difícil de maneira mais leve”, finaliza Louis Radavelli.

*Da assessoria.