Alunos de CEIM do Bairro Efapi descobrem a ‘magia do alfabeto’

Fotos: PMC/Divulgação

Proporcionar a imersão das crianças no mundo da escrita por meio de histórias infantis a fim de promover o encantamento com as letras e realizando associações com objetos do cotidiano das crianças de forma lúdica. Este foi o projeto desenvolvido pelo Centro de Educação Infantil Municipal CEIM Adelina Carlesso realizou com as turmas de 4 a 6 anos.

O projeto iniciou com a contação de histórias relacionadas ao tema e rodas de conversas sobre a evolução da escrita, para que as crianças compreendam a importância social da escrita e como ela facilitou a vida das pessoas, a fim de despertar o gosto pelo registro e o reconhecimento das letras do alfabeto. Foram realizadas várias atividades como a construção de caverna, painel, sopa de letrinha, jogos, caixa surpresa, construção de livrinho, bingo do alfabeto e também as diferentes formas de escrita. Este projeto terá continuidade até final de outubro.

Para a aluna Jaqueline Colpani de 5 anos, foi divertido e gostoso participar das atividades. “Adorei ouvir a história do Senhor Alfabeto e comemorar o aniversário dele”, comentou. O Gabriel Mess de 5 anos aprendeu a origem das letras. “Fizemos uma caverna para mostrar como os homens escreviam, como eles desenhavam”, disse.

A professora Leoni Fátima Copceski destacou que o projeto foi pensado a partir do interesse das crianças. “A curiosidade delas em estar aprendendo mais sobre a escrita. Com isso, os colocamos gradativamente no mundo da escrita partindo do lúdico e das brincadeiras. A escrita não pode ser forçada, tem que ser algo prazeroso pra eles”, destacou. Para a Secretária de Educação de Chapecó, Sandra Maria Galera, quando acrescentamos criatividade, espontaneidade, alegria, música, contos, fantasias e muita imaginação na nossa prática pedagógica, proporcionamos às nossas crianças o desenvolvimento de habilidade para buscar e realizar novas descobertas, tornando o processo de alfabetização mais fácil. “Além do aprender a ler e escrever, mais como uma etapa fundamental e prazerosa para no universo do ensino-aprendizagem”, finalizou.

Jornalismo Rádio Efapi com informações da Prefeitura de Chapecó.