Curso de Filosofia Suzuki movimenta cenário musical em Chapecó

Fotos Thaíse Lavrati.
Foto: Thaíse Lavrati

Desde o dia 12/10 até a última terça-feira (16/10), músicos de todo o País participaram em Chapecó do Curso de Filosofia Suzuki. O projeto foi contemplado pelo Elisabete Anderele 2017 e proporcionou formação gratuita aos profissionais.

Participaram cerca de 40 professores de música, dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, oriundos de mais de 20 municípios brasileiros.

Segundo o proponente do Projeto, Daniel de Lima, a ação oportunizou também a profissionalização de artistas locais. “Além de pessoas que vieram de bem longe, tivemos muita participação de professores de música de Chapecó e região. Como o curso normalmente acontece em grandes centros, fica difícil das pessoas daqui participarem. Como foi aqui em Chapecó, e como foi gratuito, isso aumentou muito as chances do pessoal participar”, conta.

O curso tem validade internacional, e é certificado pela Suzuki Association of the Americas, sendo pré-requisito para qualquer outro curso de capacitação no método Suzuki. Os professores aprenderam vários conceitos e estratégias de ensino que já podem aplicar imediatamente em suas aulas. Normalmente eles têm mais confiança em dizer que estão trabalhando mesmo com o método Suzuki depois de concluirem pelo menos um curso voltado ao seu instrumento.

De acordo com Daniel, no Método Suzuki as crianças aprendem música naturalmente, assim como aprenderam suas línguas maternas, propõe um novo jeito de ensinar música, baseados na construção dos valores do afeto. “Para Shinichi Suzuki, criador do método, toda criança é capaz de aprender música se o ambiente for favorável. Através do estudo de um instrumento musical são trabalhadas habilidades extra musicais que a criança deve levar por toda sua vida, como concentração, respeito, disciplina e um relacionamento estreito com os pais”, explica.

As ações do curso foram ministradas por Renata Pereira, doutora em música pela Universidade de São Paulo (USP), atua como professora e concertista em países como os Estados Unidos, Inglaterra, França, Holanda, Peru, Portugal, China e Namíbia. Seus alunos têm se destacado nacional e internacionalmente, como Julia Abdalla, que em 2015 recebeu o segundo prêmio no Open Recorder Days Amsterdam, na Holanda, na categoria “até 11 anos”.

Já o Masterclass com o músico Fabio Adour, Bacharel em Música habilitação em violão pela Universidade Federal do Estado do Rio (UNI-RIO), Mestre em Música pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Foi professor por 12 anos da Universidade Federal de Minas Gerais e atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Rio de janeiro. Tem experiência na área de Música, com ênfases em Violão, Educação Musical e Composição.

Jornalismo Rádio Efapi com informações da Assessoria do Curso.