Subseção de Chapecó apoia adequação na denominação da OAB

Foto: Extra Comunicação
Foto: Extra Comunicação

A mudança da denominação da OAB, de Ordem dos Advogados do Brasil para Ordem da Advocacia do Brasil, está em discussão na entidade nos âmbitos federal, estadual e das subseções. Essa alteração da nomenclatura decorre do aumento do número de advogadas no país, hoje aproximado ao total de advogados registrados na Ordem.

No ano passado começaram as discussões sobre o assunto no Conselho Federal da OAB e o mesmo ocorreu na seccional de Santa Catarina. Tanto o presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, como o presidente catarinense, Paulo Marcondes Brincas, são favoráveis à alteração. Em Chapecó, o presidente da subseção, Ortenilo Azzolini, se manifestou igualmente a favor.

Neste ano o Conselho Estadual da OAB aprovou indicação para mudar a nomenclatura e a proposta será enviada à OAB nacional. O assunto também foi discutido em reunião da comissão de mudança do Regimento Interno da Seccional. Dessa reunião, participou o presidente da Subseção de Chapecó da OAB. Azzolini, ao dizer que é favorável à mudança da denominação, argumenta que “em Santa Catarina perto da metade da advocacia já é realizada por mulheres advogadas”. Além disso, em reunião da comissão de mudança do Regimento Interno da OAB estadual, ele defendeu a participação de 50% de advogadas nos cargos eletivos da instituição.

Os números

O quadro de profissionais da advocacia em atuação no Brasil atualmente totaliza 1.176.173, segundo dados do Conselho Federal da OAB. Desse total, 566.079 são mulheres e 610.094 homens.

Em Santa Catarina a OAB tem registrados 40.140 profissionais e estagiários. No Estado, a advocacia conta com 18.397 mulheres advogadas e estagiárias e 21.743 advogados e estagiários em exercício.

Brasil

Advogadas: 566.079

Advogados: 610.094

Total: 1.176.173

Santa Catarina

Advogadas: 18.397

Advogados: 21.743

Total: 40.140

Jornalismo Rádio Efapi com informações da Extra Comunicação.