Escultura de Papai Noel gigante é instalada no Bairro Efapi em Chapecó

Foto: Rede Social/Katielly

Um Papai Noel gigante foi instalado na Avenida Atílio Fontana, no bairro Efapi, em Chapecó, no fim da tarde de segunda-feira (25). A obra foi feita pela Katielly Lanzini. Com 4,8 metros de altura, a escultura se destaca na paisagem do bairro e faz parte da decoração natalina.

Conforme Katielly, foram cerca de 30 dias para produzir a peça, que é feita com armação de ferro e arame. A modelagem conta com materiais, como: plástico, poliuretano, papelão e isopor. Depois de fazer toda a modelagem é feito uma camada com resina e fibra de vidro. Além disso, é realizada a chapeação e pintura da obra. A artista informou que a peça pode durar mais de 10 anos e pode ser reutilizada.

“Eu faço tudo sozinha, porque é difícil encontrar mão de obra especializada para ajudar. Então eu faço desde a armação, modelagem, laminação de resina e fibra de vidro, depois a chapeação e a pintura – que é a arte final da peça. Faço todas essas etapas, porque eu tenho conhecimento em mecânica e de chapeação. Além do conhecimento artístico, também tenho o conhecimento técnico, que me permite fazer todas as etapas da obra”, explica.

Segundo Katielly, ela possui mais de 100 monumentos espalhados pelo Brasil e cerca de 20 obras estão expostas na cidade.

Papai Noel Gigante

A obra do Papai Noel gigante foi solicitada pela Superintendência da Efapi, que contratou o trabalho de Katielly. Todo o processo de elaboração da escultura foi feito pela artista. Ela explicou que a peça trata-se de uma obra decorativa.

“É diferente de outras obras, que são estilizadas ou abstratas, que permitem uma série de interpretações. Já o Papai Noel não, você olha e ele tem que ser lúdico, agradar, tem que ser simpático e cumprir com o papel dele, que é decorativo”, comenta.

A artista se sente realizada quando as pessoas prestigiam o trabalho dela. “Eu adoro isso, acho que metade do prazer do artista é a recompensa do reconhecimento do público. Metade é a satisfação de fazer o que você gosta e a outra metade é saber que o público gostou daquilo que você fez. Então é muito gratificante. Eu adoro isso, é tudo para mim“, finaliza.

*Com informações do ClicRDC.