Bandas Escolares: Música como proposta cultural e pedagógica em escolas chapecoenses

Foto: PMC/Divulgação
Foto: PMC/Divulgação

Com o objetivo de trazer a música não só como proposta cultural, mas também como uma atividade pedagógica, surgiu no ano de 2008, o Projeto Bandas Escolares, que vem sendo desenvolvido pela Administração Municipal, por meio da Secretaria de Educação, em 05 escolas da Rede Municipal de Ensino de Chapecó. As Bandas Escolares são da EPC Cyro Sosnosky; EBM Severiano Rolin de Moura; EBM André Marafon; EBM Jardim do Lago; EBM Vila Real e Banda Mirim do Ceim Pequeno Príncipe.

O Projeto das Bandas Escolares surgiu através da visão de que a escola é um lugar de construção de novos conhecimentos, experiências de vida e desenvolvimento de habilidades cognitivas e motoras, bem como a afetividade através da cumplicidade, parceria e ajuda mútua. O projeto também trabalha a inclusão independente de suas limitações, físicas ou cognitivas, trabalhando as diferenças e trazendo para o convívio diário as dificuldades e superações de cada um dentro das suas possibilidades. Dentro das habilidades artísticas e motoras trabalhadas nas Bandas Escolares, pode-se destacar a música, dança, ginástica rítmica, relação inter e intrapessoal, civismo, cidadania, direitos e deveres.

Os profissionais que atuam no projeto são uma educadora física, responsável pelas coreografias, dois musicista responsáveis por ministrar as aulas de lira e percussão e também dois estagiários. Cada banda é composta por instrumentistas, uma comissão de frente composta por 4 bandeiras, 10 balizas e dois alunos carregando o estandarte que leva o nome da banda e da escola. Cada banda tem em seu repertório músicas do folclore brasileiro e da MPB. As Bandas Escolares atuam e participam de diversas atividades, entre elas, desfiles cívicos, eventos que acontecem na comunidade escolar e ações pedagógicas. Para ser integrante das Bandas Escolares, o aluno deve ser responsável, ter bom desempenho nas atividades escolares, conhecer, cumprir e respeitar as normas da banda, assumindo-as com consciência e determinação.

De acordo com o professor musicista Jean Suttili, o Projeto é desenvolvido no contra turno escolar, em cinco Escolas Básicas Municipais e em um Centro de Educação Infantil Municipal e tem papel importante na vida de muitos estudantes, pois é dada oportunidade de estarem em contato com a música, a arte e cultura, resgatando com isso o civismo, o amor a pátria e a solidariedade. “As atividades da banda contribuem na disciplina, na melhoria das relações interpessoais e na melhoria da auto estima e vem sendo reconhecido pela comunidade escolar, principalmente por ser um exemplo de inclusão social”, comentou. A banda Mirin iniciou em 2017. Os instrumentos, tarol, tambores, pandeiro meio lua, tamborim, prato, shake e agogô são adequados a faixa etária das crianças. Os ensaios acontecem 1vez por semana em cada escola. Os alunos frequentam em horário contra turno, exceto a banda mirim que acontece no horário de aula. Os ensaios são no ginásio da escola ou no salão comunitário da comunidade. Os alunos aprendem a tocar os instrumentos durante os ensaios. Alguns alunos aprendem a tocar todos os instrumentos. De acordo com a Secretária de Educação de Chapecó, Sandra Maria Galera, o projeto contribui com o dia a dia escolar, além de aproximar os alunos e suas famílias da escola. “As Bandas Escolares são uma ferramenta pedagógica e representa uma fonte de estímulos, equilíbrio e felicidade para os alunos, por isso é tão importante”, finalizou.

Lista de alunos que passaram pelo projeto:                       

2008 – 250 alunos

2009 – 250 alunos

2010 – 230 alunos

2011 – 230 alunos

2012 – 230 alunos

2013 – 220 alunos

2014 – 230 alunos

2015 – 210 alunos

2016 – 200 alunos

2017 – 255 alunos

2018 – 311 alunos

Total de 2.616 alunos

Jornalismo Rádio Efapi com informações da Prefeitura de Chapecó.