Alunos terão acesso a atividades complementares em Chapecó

Foto: G1 SC/Arquivo

Os 23 mil alunos da Rede Municipal de Educação de Chapecó começarão a receber as atividades complementares para fazer em casa, enquanto durar o período de isolamento e da quarentena. A equipe técnica da Secretaria de Educação está trabalhando para oferecer as atividades para os alunos das 84 instituições de ensino municipais, tanto nas Escolas Básicas quanto nos Centros de Educação Infantil.

A partir do dia 22 de abril, quarta-feira, os pais e alunos poderão acessar as atividades através do site da Prefeitura de Chapecó, no site saladeaula.chapeco.sc.gov.br. Os pais que não tiverem acesso a internet, poderão retirar na escola as atividades impressas para fazer em casa. Entre as semanas dos dias 22/04 à 08/05, serão disponibilizadas duas atividades por semana para que os alunos façam em casa. Essas atividades serão organizadas e disponibilizadas no site da prefeitura, pelas equipes de articulação pedagógica da Secretaria de Educação.

Depois de acessar o site, será necessário procurar por ano e baixar os materiais. As atividades serão organizadas a fim de atender: educação infantil; ensino fundamental e educação de jovens e adultos. Serão encaminhadas duas atividades por semana para cada nível de ensino, bem como, serão disponibilizadas atividades específicas para os alunos que frequentam a Sala de Recursos Multifuncionais no atendimento com as professoras instrutoras de LIBRAS.

Além disso, durante esse mesmo período, entre os dias 22/04 à 08/05, os professores e a equipe pedagógica serão capacitados para usar uma ferramenta on-line e para disponibilizar os materiais, por cada professor, para sua turma ou disciplina. Os professores serão orientados para organizar e preparar as atividades que posteriormente serão encaminhadas aos alunos. Da mesma forma, essas atividades serão disponibilizadas on-line para quem tiver acesso à internet e entregue fisicamente nas escolas para os pais ou responsáveis que não tiverem acesso à internet.

De acordo com a Secretária de Educação de Chapecó, Sandra Maria Galera, a oferta de atividades não presenciais, diante dessa situação de pandemia mundial e da impossibilidade de volta rápida a normalidade das atividades presenciais na escola, é a forma mais sistemática e organizada, é um mecanismo necessário e imprescindível à manutenção do vínculo escola/ aluno/família, e do desenvolvimento da aprendizagem. Sandra comenta que na área da educação, nunca teve um momento como este, sendo que muitos desdobramentos são desafiadores. “As atividades não presenciais complementares têm a finalidade de estreitar os vínculos entre família e escola, proporcionando vivências prazerosas e significativas às crianças sem o intuito de sobrecarregá-las de tarefas apenas com o simples objetivo de ocupação”, comentou.