Crianças de creche do Bairro Efapi aprendem com a natureza

Fotos: PMC/Divulgação

A curiosidade constante de conhecer a natureza possibilita as crianças o desenvolvimento de experiências, permitindo descobrir e aprender sobre si e o meio em que vivem. Por isso, no Centro de Educação Infantil Municipal – CEIM Alegria do Saber, as crianças do berçário, de quatro meses a dois anos, estão desbravando e tendo contato com a natureza. Foi realizado com os alunos um projeto que busca estimular a prática do respeito e a preservação do meio ambiente, tendo contato com a natureza, a fim de desenvolver a criança como um todo. O objetivo é conhecer e explorar os diferentes elementos da natureza com o propósito de desenvolver a preservação do meio em que vivemos através de atividades de exploração, experimentação, criação e investigação.

A professora Fernanda Girotto, destaca que o projeto surgiu da observação de vivências. “Uma vez que as crianças demonstravam apreço em brincar nos ambientes externos com gravetos, terra, areia e água ao invés de outros brinquedos”, comentou. Em sala de aula, a professora trabalhou com as crianças a importância de reconhecer a água como um elemento fundamental para a vida, demonstrando as diversas utilidades a fim de conscientizar a preservação e diminuir o desperdício. Também abordou a importância do cuidado da terra no crescimento das plantas a fim de reconhecer seu papel na natureza. Conhecer as diferentes formas de utilidade das plantas para a vida humana para que as crianças desenvolvam atitudes de cuidados e preservação. A existência do ar em nosso redor e sua importância para a sobrevivência dos seres vivos. 

Mas toda a teoria vem acompanhada da prática, durantes as aulas, a professora plantou alpiste em potes, onde os mesmos permaneceram na sala para que as crianças observassem o crescimento da planta. Cada dia, um aluno ajudava a dar água. Com isso, a professora explicou a importância da água para as plantas, animais, seres humanos e como podem ser usadas para brincadeiras. As crianças realizaram passeios pelo CEIM para observarem as árvores, folhas, flores e a terra. Para ampliar a vivência das crianças, as mesmas tiveram contato com a terra. A professora misturou a terra com água e com o barro gerado através da mistura os bebês fizeram esculturas. Também utilizaram folhas e gravetos recolhidos no pátio do CEIM para brincar. Através do contato com a terra e com o auxílio da professora, as crianças plantaram sementes de girassol e ao longo dos dias as crianças irão regar e observar o crescimento da planta, que servirá para o embelezamento do CEIM e alimentos dos pássaros. Ainda, com as sementes de girassol, a professora irá realizar uma oficina de culinária, onde será produzido biscoitos com as sementes de girassol.

A professora comentou que ao final do projeto pretende que as crianças percebam a importância das plantas, e como ela depende de cuidados, a necessidade de água para sobreviver e não jogar lixo no chão para não poluir o meio ambiente, que tudo é um ciclo. Para a Secretária de Educação de Chapecó, Sandra Maria Galera, reforça que atividades como essas fazem com que os nossos alunos percebam a importância da natureza e cuidado que temos que ter com ela. “Isso proporciona momentos ricos de conhecimento e contato com aquilo que é o propósito do projeto”, finalizou.

Jornalismo Rádio Efapi com informações da Prefeitura de Chapecó.