Centros de Formação de Condutores oferecem aulas gratuitas para quem tem medo de dirigir

Reprodução/internet

Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet) aponta que cerca de dois milhões de pessoas no País não dirigem por medo e que a cada dez pessoas que têm medo de dirigir, pelo menos oito têm CNH. Para auxiliar esse público, o Núcleo dos Centros de Formação de Condutores (CFCs) da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) oferecerá aulas gratuitas, que iniciam nesta quarta-feira (18) e seguem até o dia 25 deste mês.

O coordenador do Núcleo, Sabino Antunes da Silva, explica que, em um primeiro momento, o instrutor fará uma conversa com o aluno para tentar identificar as causas do medo. Após, é feito um plano de aula conforme as informações do aluno, voltado aos objetivos dele. “Em uma aula de 50 minutos dá para ter uma base do aluno e dar as primeiras orientações. Essa primeira aula é gratuita. Depois, se o aluno tiver interesse em fazer um pacote, negociamos”, esclarece Sabino.

As aulas terão demonstrações e práticas. De acordo com Sabino, são trabalhados métodos e técnicas. “É preciso praticar até o aluno se sentir confiável”. Além disso, o coordenador ressalta que as aulas são direcionadas para quem possui habilitação para dirigir. “No plano de aula, caso o aluno queira continuar, não há limite do número de aulas. Já tivemos o caso de uma senhora fazer 68 aulas. Hoje, ela viaja a Florianópolis sozinha, cada um tem uma aprendizagem diferente e cada caso precisa ser avaliado individualmente”, complementa.

Algumas dicas para perder o medo de dirigir com mais facilidade são praticar em ruas e horários tranquilos, escolher uma pessoa de confiança para acompanhar, que seja experiente e calma, e aumentar o percurso gradativamente. Outras orientações são manter a tranquilidade, desenvolver pensamentos positivos, consultar um psicólogo e fazer outro curso de direção.

Para fazer as aulas, é necessário agendar horário nas autoescolas. Participaram da ação os CFCs América (49 3323-2460), Cometa (49 3329-5350), Chapecó (49 3199-2171), Efapi (49 3328-4111) e Xavante (49 3322-0036).