DIC realiza Operação Roots em Chapecó

Foto: Polícia Civil/Divulgação

A Polícia Civil deflagrou na manhã desta sexta-feira (28), um operação policial coordenada pela Divisão de Investigação Criminal – DIC de Chapecó visando reprimir crimes de tráfico de drogas, posse e comércio irregular de armas de fogo, bem como a desarticulação de um grupo criminoso em atuação na Aldeia Indígena Toldo Chimbangue, localizada nas imediações da cidade.

Após meses de investigações realizadas pela equipe da DIC de Chapecó, que reiteradamente estava recebendo denúncias anônimas relacionadas a delitos perpetrados por pessoas de dentro e fora da aldeia, foram identificados indícios de práticas ilícitas por indivíduos no interior do território indígena, o que estaria colocando em risco seus membros. Além disso, também foi apurada a possível presença de pessoas foragidas do sistema penitenciário vivendo na localidade.

O trabalho realizado pelos policiais motivou representação policial e a expedição de 10 (dez) mandados de busca e apreensão, todos autorizando diligências em residências e estabelecimentos localizados dentro da aldeia.

A operação policial teve início por volta das 6h e contou com mais de cinquenta policiais civis oriundos de Chapecó, Coronel Freitas, São Carlos, Palmitos, Modelo e São Lourenço do Oeste, bem como com o apoio da aeronave do SAER e de vários cães farejadores (K9) da Polícia Civil, todos empregados para buscas nas residências e áreas de mata.

Até o momento, foi apreendida certa quantidade de cocaína e presas 2 pessoas.

A presença de criminosos, drogas ilícitas e armas de fogo em áreas de proteção é extremamente sensível, pois colocam em risco as populações indígenas, historicamente alvos de opressões das mais variadas formas. Desse modo, a ação policial busca destacar o compromisso da Polícia Civil com a sociedade e demonstrar sua ativa atuação em prol das comunidades protegidas como, no caso, os habitantes da aldeia Toldo Chimbangue, indistintamente índios ou não índios, os quais demandam ainda mais atenção dos órgãos de segurança pública para preservação de seus direitos constitucionais.

*Com informações da Polícia Civil.