HRO e HC prestaram mais de 124 mil atendimentos em 2018 em Chapecó

Foto: Reprodução/Internet

De acordo com dados do centro de estatísticas da Associação Hospitalar Lenoir Vargas Ferreira, que administra o Hospital Regional do Oeste, Hospital da Criança ambos em Chapecó, e Hospital Nossa Senhora da Saúde em Coronel Freitas, entre zero hora do dia 1º de janeiro e 10h00 desta segunda-feira (31), foram 124.052 atendimentos prestados entre pronto socorro do HRO e HC.

Os dados apontam que no pronto socorro do HRO foram 63.453 atendimentos e no HC foram 60.599 crianças atendidas. No mesmo período apurado, foram efetuadas entre HRO e HC, 24.851 internações. Deste total, 20.968 no Regional e 3.883 no Hospital da Criança.

Por outro lado, além dos atendimentos nos pronto socorro e internamentos, o levantamento de registros nos ambulatórios de oncologia adulto, neurologia, oncologia pediátrica, ortopedia/traumatologia e radioterapia apontam um total de 61.917 atendimentos nestas áreas.

Os dados apurados são os seguintes:

Ambulatório de oncologia adulto 37.622 atendimentos;

Ambulatório de ortopedia/traumatologia 15.487 atendimentos;

Ambulatório de neurologia 4.524 atendimentos;

Ambulatório de radioterapia 2.525 atendimentos;

Ambulatório de oncologia pediátrica 1.759 atendimentos.

Nesta semana, entre o dia 22 de dezembro e 10h00 desta segunda-feira, foram atendidos 1.358 pacientes no pronto socorro do Hospital Regional do Oeste e, 1.199 atendimentos no Hospital da Criança. No HRO a taxa de ocupação até o final da manhã de hoje registrava 55% de sua capacidade total. Porém alguns setores a taxa de ocupação chegava aos 100%, sendo: UTI geral, UTI pediátrica e UTI neonatal. Já o setor de clínica médica está com sua capacidade instalada ocupada em 96%. Também a maternidade ultrapassando a casa dos 80%, seguida pelo berçário em 84% de sua capacidade instalada ocupada.

“Mesmo diante de um quadro aparentemente tranquilo, temos setores com demandas além da capacidade instalada, o que exige maior atenção do quadro técnico e funcional. Estamos atentos à situação e sugerimos que a comunidade continue colaborando em buscar atendimento médico hospitalar somente em caso de urgência ou emergência. Também que alguns cuidados básicos sejam mantidos em festas de final de ano, como evitar excesso na ingestão de álcool, cuidados com fogos de artifício e atenção redobrada no trânsito, principais causas por demanda médico hospitalar nesses períodos” alerta o médico Sérgio Luiz Moura Casagrande, diretor técnico do Hospital Regional do Oeste.

Tanto o HRO, como o HC mantém equipes médicas e de enfermagem 24 horas de plantão e sobreaviso para atender a população de Chapecó e do Oeste de Santa Catarina.

*Informações Assessoria Hospital Regional do Oeste/Edu Vial