Vereadores debatem identificação de logradouros em Chapecó

 O debate na tarde dessa segunda-feira (19), na Câmara de Vereadores de Chapecó, se concentrou principalmente na problemática da identificação das ruas do município. A partir de moção de apelo proposta pelo vereador Diego Alves (PP), os vereadores discutiram possibilidades e sugestões para a substituição de placas deterioradas e a instalação em locais que não têm sinalização.

O vereador proponente destacou que há dificuldade de localização para quem precisa se locomover pela cidade, como os entregadores, por exemplo. Ele destacou, ainda, que Chapecó conta hoje com 5.309 ruas e sabe que o custo é alto, mas que é uma demanda necessária. “Temos o compromisso de fazer um esforço, uma força-tarefa para que seja atendida essa demanda. O poder público deve isso à população chapecoense”, argumentou.

O vereador Cleber Ceccon (PT) deu o exemplo de outras cidades que conseguiram adotar um padrão de sinalização que ele considera mais adequado. “Sugiro que não se faça só a substituição das que estão danificadas, mas a padronização das placas indicativas das ruas de Chapecó. A gente percebe vandalismo, mas acima de tudo nós precisamos ter aqui o comprometimento com uma cidade mais organizada, que possa acolher melhor os usuários”, orientou.

A solução sugerida por Valmor Scolari Junior (PSD)é a de colocar em prática as parcerias público-privadas, que retiram o peso do investimento do governo municipal. “Existem várias empresas no mercado que têm a disponibilidade de fazer as placas de identificação, havendo a concessão do município para explorar a publicidade. É uma forma em que o município não desembolsa nenhum dinheiro”, salientou.

Para os vereadores João Siqueira (PP) e Cleiton Fossá (MDB) há a necessidade de realização de estudos para execução das melhorias. Fossá destaca que há em Chapecó o entrave de uma lei municipal que regra o trabalho dos Correios e dificulta a nomeação de ruas e criação de CEPs. “É uma moção importante porque precisamos organizar nossa cidade em termos de numeração e nomeação de ruas, mas para isso é necessário estudo que dê sustentação legal para incluir na lei orçamentária para que possamos mudar a organização”, declarou. Uma das soluções para essa questão, de acordo com o vereador, seria adotar o sistema já elaborado pelos Correios, que tem estudo pronto e cede para os municípios para facilitar esse processo. Aprovada durante a sessão, a moção será enviada à prefeitura.

Proposta pelo vereador presidente da Casa, Ildo Antonini (DEM), também foi aprovada moção de reconhecimento pelos 25 anos do Verde Vida pelos serviços prestados à sociedade chapecoense.

Quinze indicações e um requerimento foram aprovados na tarde dessa segunda-feira. Este, de autoria do vereador Diego Alves, solicita a alteração de calendário de sessões em setembro.

ORDEM DO DIA

Em primeira votação, os vereadores aprovaram o projeto de origem do Executivo que dispõe sobre permuta de imóveis entre a Câmara de Vereadores e Prefeitura que possibilitará a implantação de sede própria para o Legislativo. Aprovado também projeto de denominação de via pública no município.

ACIC E OBSERVATÓRIO NO LEGISLATIVO

Desde o início do calendário de sessões de 2019, a Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) e o Observatório Social participam das sessões no Legislativo. O objetivo do projeto é acompanhar a ação dos vereadores e incentivar a participação da sociedade na Câmara de Vereadores.

Jornalismo Rádio Efapi com informações da MB Comunicação.