Ato 8 de Março.

Foto: Éllen Kamilly Bao

No Dia Internacional das Mulheres, mesmo sob chuva, o ato ocorreu em Chapecó. Mulheres se reuniram no salão comunitário do Bairro Universitário, após o evento ter sido transferido da Praça Central devido às condições climáticas desfavoráveis.

Mais de 350 pessoas, a maioria mulheres de diversas localidades do Oeste de Santa Catarina, se uniram para apresentar suas demandas e reivindicações às autoridades.

Entre elas, estavam mulheres do campo e da cidade, trabalhadoras de fábricas e lares, cada uma com histórias únicas que se entrelaçam com as de todas as mulheres do país.

O evento contou com apresentações artísticas, música, poesia e discursos de conscientização, incluindo manifestações em apoio à Palestina Livre. No entanto, o foco principal permaneceu nas questões de violência doméstica enfrentadas pelas mulheres e na sub-representação feminina na política, apesar de constituírem a maioria do eleitorado.

Por fim, as participantes compartilharam um lanche trazido de suas próprias casas, destacando a importância das mulheres na luta pela agroecologia. Elas enfatizaram que o feminismo é essencial para o avanço desse movimento.

O evento foi marcado por denúncias, enfrentamentos e pela exposição das realidades vivenciadas pelas mulheres de toda a região.

A participação massiva de todos os movimentos sociais de esquerda.