Poder Legislativo de Chapecó realiza 1º Seminário da Procuradoria Especial da Mulher

Evento discutiu combate a violência e discriminação contra as mulheres

Em Chapecó, o mês de março começou de forma promissora com a realização do 1º Seminário da Procuradoria Especial da Mulher, implantada pela Câmara Municipal. O evento, que ocorreu nesta sexta-feira (01), reuniu diversas entidades para discutir a violência e a discriminação contra as mulheres, destacando a importância da conscientização e a busca por soluções efetivas.

A Procuradoria Especial da Mulher é composta pelas vereadoras Deise Schilke (Procuradora), Elisiani Sanches (1ª Procuradora adjunta), Sueli Suttili (2ª Procuradora adjunta) e Marcilei Vignatti (membro da Mesa Diretora). O seminário contou com a participação ativa de representantes da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, Poder Executivo Municipal, Defensoria Pública, Polícia Militar, Polícia Civil, Universidades, entidades de classe e clubes de serviço.

Cada participante teve a oportunidade de compartilhar informações sobre os serviços prestados no combate à violência e discriminação, além de apresentar sugestões para futuras atividades. A defensora pública de Chapecó, Michele Andressa Alves, trouxe dados alarmantes, revelando que em Santa Catarina são registrados 8.1 crimes contra mulheres por hora, com nove feminicídios contabilizados apenas em Chapecó no ano de 2023.

A deputada estadual Luciane Carminatti (PT) destacou a aprovação, em 2015, de um projeto de lei que estabelece um banco de dados com informações sobre todos os tipos de crimes contra as mulheres em Santa Catarina. Essa iniciativa tem facilitado a coordenação de ações para proteger as mulheres, resultando em 28.167 medidas protetivas registradas no estado no ano passado.

Diante da gravidade da situação, ficou decidido que uma comissão será formada, composta por representantes de diversas entidades, para discutir alternativas e planejar ações que levem a encaminhamentos necessários. A proposta é centralizar a recepção de denúncias para que os órgãos competentes possam tomar as providências adequadas.

A Procuradoria Especial da Mulher disponibiliza canais de comunicação para denúncias, sendo possível entrar em contato através do telefone (49) 9.8418-9262 ou enviar mensagens via WhatsApp para o mesmo número. Além disso, denúncias podem ser encaminhadas por e-mail para [email protected], reforçando o compromisso com a segurança e bem-estar das mulheres na região.