Escola municipal realiza oficina sobre Arte Urbana

Foto: PMC/Divulgação

As aves que cantam e alegram as manhãs na Escola Básica Municipal Olímpio Corrêa Figueiró, agora estão representadas em um belo graffiti, realizado pelo artista Marco Arteiro. Fruto do Projeto Cultural Despertando Artistas – “Pintura na Parede”, que visa realizar oficinas e debates sobre a Arte Urbana, com foco nas Artes Visuais. A obra retrata a espécie Myiopsitta monachus, a popular Caturrita, ave que habita a região.

O trabalho foi realizado em parceria com a professora Jussara De Borba Barp do componente curricular Arte, e envolveu os alunos dos 8º e 9º anos que assistiram ao vídeo no qual Marco explica o passo a passo de como a técnica é realizada e também a diferencia a pichação de graffiti.

“A minha ideia era explicar para as crianças que é um processo bem criativo. A obra mostra os pássaros soltos, pode-se ver nuvens, um ambiente espaçoso… que dá a percepção de liberdade”, explicou Marco.

Além de abordar técnicas de graffiti, o artista também explicou o método de pintura em camisetas, e os alunos puderam customizar camisetas na aula de Arte. “O projeto foi bem legal, aprendemos sobre a diferença entre grafitar e pichar. Gostamos muito de realizar a oficina orientada pela professora Jussara, através da explicação que o Marco fez nos vídeos. Além do mais, o graffiti que o Marco fez na parede de nossa escola deixou o ambiente mais alegre”, disse a aluna Leticia Alves.