Vigilância Ambiental fará levantamento da dengue na próxima semana em Chapecó

Foto: PMC/Divulgação

A Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde de Chapecó fará na próxima semana, de 8 a 12 de março, o Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRA). De acordo com a coordenadora da Vigilância Ambiental, Karina Giachini, esta atividade é de fundamental importância para conhecer a realidade entomológica, de maneira rápida, possibilitando o direcionamento de ações para os principais tipos de depósitos inspecionados.

“É importante que neste momento a população deixe o Agente de Controle de Endemias realizar a inspeção peridomiciliar tomando todas as medidas de cuidados e uso de EPIs, o morador não precisa acompanhar a visita ou deve respeitar o distanciamento de dois metros para as inspeções e coletas de larvas”, disse a coordenadora.

Ela ressaltou que desde 2014 o município é considerado infestado. Em 2021 já são 458 focos, com maior incidência nos bairros Centro, Efapi e São Cristóvão. Em 2020 foram 743 e, em 2019, 1.320 focos no ano. Os entulhos, lixos e sucatas representam 47% do total.

O município tem até o momento 71 casos suspeitos de dengue notificados, sendo 55 negativos 11 confirmados. Destes, dois são autóctones, três importados e seis estão em investigação.

Neste momento de pandemia os Agentes de Combate a Endemias estão fazendo apenas as visitas nas áreas peridomiciliares, que são os quintais e terrenos. Eles fazem a inspeção, eliminação de criadouros, orientações e tratamento com larvicida.

Foram realizados 607 atendimentos de inspeção de cisternas e caixas de água, além de 444 borrifações em pontos estratégicos, como cemitérios, ferros velhos, borracharias e floriculturas, entre outros.

Também está sendo realizado o “fumacê”, que é aplicação de inseticida para controle da transmissão viral nas áreas onde moram o trabalham os pacientes positivos.