VÍDEO: Após buzinaço, corpo de Mário Lanznaster é enterrado em Chapecó

Enterro aconteceu no Cemitério Jardim do Éden, em Chapecó – Foto: Diego Antunes/NDTV

Foi enterrado no fim da tarde deste domingo (18) em Chapecó, no Oeste do Estado, o corpo do empresário Mário Lanznaster. O presidente da Cooperativa Central Aurora Alimentos morreu aos 80 anos durante a madrugada, às 04h23, no Hospital Unimed da cidade.

A despedida de Lanznaster iniciou perto do meio-dia no Ginásio de Esportes da unidade Frigorífico Aurora Chapecó II (FACH II), no bairro Saic. Familiares, autoridades, amigos, funcionários e anônimos lotaram o espaço para o adeus aos empresário. 

Diversas autoridades, inclusive a vice-governadora de Santa Catarina, Daniela Cristina Reinehr, estiveram no velório de Lanznaster. O governo estadual e a Prefeitura de Chapecó decretaram luto oficial de três dias.

“Uma perda muito grande, um sentimento de tristeza enorme. Ele deixou um legado muito importante e faz parte da história não só de Chapecó, mas do Brasil e do mundo. O nome dele será sempre lembrado pelo trabalho que fez”, destacou a vice-governadora de Santa Catarina, Daniela Cristina Reinehr.

Às 17h aconteceu um culto fúnebre e em seguida o corpo foi levado em cima de um caminhão do Corpo de Bombeiros Militar para o Cemitério Jardim do Éden, às margens da SC-480 em Chapecó, onde foi sepultado perto das 18h.

“Para quem em 1968, com 30 anos, chegou na região Oeste do Estado somente com um diploma em uma mão e a esposa na outra, meu pai merece uma grande salva de palmas”, disse na despedida Fabiano Lanznaster, filho do empresário.

Quando o caixão deixou o ginásio onde ocorreu o velório, motoristas de caminhões da Cooperativa Aurora realizaram um buzinaço na rua Antônio Morandini em homenagem ao cooperativista. 

Lanznaster era catarinense, nasceu em 30 de junho de 1940 no município de Presidente Getúlio. Casou-se com Edirce com quem teve quatro filhos: Márcia, Fabiano, Fernando e Juliana.

Legado

Mário Lanznaster presidia a Aurora Alimentos, terceiro maior conglomerado agroindustrial brasileiro do setor da carne, desde 2007 e estava em seu quarto mandato. Antes, presidiu a Cooperativa Agroindustrial Alfa de 1997 a 2009. Por dois anos (de 2007 a 2009) exerceu simultaneamente as presidências da Aurora e da Alfa.

Foi extensionista rural em 1968 nos municípios de Modelo e Chapecó, no Oeste de SC. Em 1974, trabalhou como assessor técnico na Coopercentral quando iniciou a implantação do programa de fomento à suinocultura, conhecido hoje como Suicooper.

Era vice-presidente para assuntos estratégicos do agronegócio da FIESC (Federação das Indústrias de Santa Catarina).

Jornalismo Rádio Efapi com informações do ND Mais.