Covid19: Saúde quer saber quem já tem anticorpos

Anúncio foi durante coletiva de imprensa. Foto: PMC/Divulgação

Com o objetivo de descobrir a porcentagem da população chapecoense que já tem anticorpos contra o coronavírus, os técnicos da saúde de Chapecó irão realizar uma pesquisa. Será mais uma ação para o combate à pandemia de coronavírus, realizada em parceria com a Secretaria de Saúde de Chapecó, cursos de medicina da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECO).

É uma pesquisa científica que fará testes rápidos para detecção de anticorpos contra de coronavírus em indivíduos sorteados por todos os bairros do município. A pesquisa fará testes em 2.322 chapecoenses ao longo de 6 semanas, sorteando 387 pessoas por semana. A atividade iniciará na quarta-feira (24/06).

Como faço para participar da pesquisa?

As pessoas serão selecionadas por sorteio através do banco de dados do SUS Municipal. Elas serão convidadas a participar do estudo via ligação telefônica, que será feita por alunos e profissionais das instituições de ensino.

Fui sorteado e quero participar o que preciso fazer?

Ao receber a ligação, o cidadão receberá a explicação sobre a pesquisa e será questionado sobre o desejo ou não de participar. Aceitando verbalmente a participação, a pessoa responderá um questionário com dados sociais e sobre seu estado de saúde. Ao final, será agendado um horário para realização do teste rápido gratuitamente.

Quando e onde serão feitos os testes?

Os testes rápidos agendados serão realizados por profissionais especificamente treinados para a pesquisa. A aplicação do teste será realizada nos ambulatórios de campanha localizados ao lado do PA da EFAPI e no ginásio Ivo Silveira. O agendamento é necessário para evitar aglomerações e para que os participantes já possam receber orientações sobre o resultado do exame e ter um atendimento médico no caso de testarem positivo no próprio ambulatório de campanha. Importante: os faltantes não poderão ser remarcados e o exame será ofertado para outros participantes a ser sorteado posteriormente.

Como é feito o teste?

Para a coleta do teste rápido, será realizada uma picada na ponta de um dedo para coletar uma gota de sangue. O resultado do teste fica pronto em até 15 minutos. A atividade de testagem, tem como intenção ampliar os serviços já ofertados, assim como, dar maior segurança para a tomada de decisões que envolvem o retorno de atividades cotidianas da população.

Jornalismo Rádio Efapi com informações da Prefeitura de Chapecó.