Projeto Rádio Escolar está sendo desenvolvido em escola do Bairro Efapi em Chapecó

Foto: reprodução

A Escola Básica Municipal Fedelino Machado dos Santos iniciou um projeto que está chamando a atenção dos alunos, a criação de uma Rádio Escolar. A criação veio ao encontro do projeto “Explorando habilidades”, desenvolvido pela escola no primeiro semestre de 2019.  O Projeto “Rádio Escolar: minha escola, meu mundo”, tem como objetivo estimular o letramento radiofônico no ambiente escolar para divulgar as produções dos alunos e aumentar a integração com a comunidade.

O programa é gravado na quarta-feira e transmitido pela Web Rádio Aliança na quinta-feira no horário do intervalo da escola no turno matutino e vespertino. O público ouvinte são os alunos da escola e a comunidade em geral. A construção do roteiro é feito pelos alunos e orientada pelos professores de língua portuguesa, no contraturno escolar. Atualmente são dois estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental que participam ativamente como locutores. 

Nesta terceira edição o programa teve como tema a importância do diálogo. “A gente pensou junto com a professora o tema sobre a importância do diálogo, pois a gente gosta muito de falar, assim escrevemos o roteiro e deu certo” relata a aluna Katialaine Vitoria Martinazzo. A professora Bruna Fonseca destaca que mesmo estando no início a rádio já movimenta a escola, é um meio para divulgar os trabalhos realizados pelos estudantes e também é utilizada para passar informações para as famílias e para a comunidade em geral, por exemplo, “no dia da família na escola avisamos pela rádio”, destaca a professora.

O estudante Eliabner Ferreira Rodenco destaca que com o tempo irão criar outras pautas que incluam temas importantes para debater na escola, como a o Lixo Zero, a inclusão entre outros. “Também vamos chamar pessoas para falar, além de colocar as músicas que os estudantes pedem” relatou. Os alunos comentam que os colegas gostam de ouvir a rádio, e tem alunos de diferentes turmas querendo participar. “Esperamos que os alunos ouvintes reconheçam a importância de uma rádio escolar como um meio de informação e entretenimento, e os estudantes participantes do projeto aprimorem suas habilidades linguísticas e percebam a importância do trabalho em equipe”, destaca o professor Atelli da Rocha.

Para quem quiser acompanhar esse trabalho pode acessar o site www.radioalianca.webradios.net ou baixar o aplicativo da Web Rádio Aliança. Esse espaço destinado a Escola tem como objetivo principal a interação entre alunos, escola, comunidade e família. Adenir Colaço, da Rádio Aliança, se prontificou em ceder ou equipamentos para a escola e auxilia os professores na parte técnica, “É gratificante ver a criança explorando seu talento na escola, meus filhos passaram por aqui, agora meu neto. Eu desejo que a rádio ajude esses alunos a mostrarem seus talentos para a comunidade”, comentou. O projeto está despertando o interesse e curiosidade de muitos alunos, “nossa intenção é debater temas a partir da interdisciplinaridade, assim mais professores e estudantes poderão participar”, finaliza a gestora Elizandra Sbardelotto.

Jornalismo Rádio Efapi com informações da Prefeitura de Chapecó.