Romaria de Nossa Senhora de Lourdes movimenta a Gruta de Sede Figueira por três dias em Chapecó

Na comunidade de Sede Figueira, interior de Chapecó (SC), tem­-se a prova do quanto a fé se mantém viva e o quanto existem pessoas que se mantém vivas através da fé. Sede Figueira abriga a Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, que é um dos lugares propícios à alimentar a fé das pessoas e, consequentemente, motivá-las à vida, o que para inúmeras pessoas tem funcionado bem. A fé é uma completa confiança em algo que não existe de forma palpável, não é uma aceitação cega e sem razão, mas, tem um poder mediador entre o que é do homem e o que é divino, logo, serve de amparo espiritual a todas as dificuldades terrenas.

A Gruta de Nossa Senhora de Lourdes destaca-se por motivar a fé, motivar a vida, motivar a luta contra as dificuldades e a conquista de coisas difíceis, tudo isso pela intercessão de Nossa Senhora de Lourdes. O local foi criado há mais de 50 anos, e, atualmente, em função do fluxo de pessoas, faz parte dos pontos turísticos de Chapecó. Celebrações específicas ocorrem na Gruta, e o ápice delas são as Romarias, em que milhares de pessoas se unem num mesmo momento para celebrar a fé no poder de Nossa Senhora de Lourdes. Tal peregrinação é composta por romeiros que mediante dificuldades enfrentadas nas mais diversas esferas, seja espiritual, de saúde, financeiras, sentimentais e outras, recorrem ao auxílio de algo que amenize o sofrimento e contribua para o alcance de glórias. Por ser frequentada a mais de 50 anos e por ter um histórico de inúmeras graças alcançadas, a Gruta inspira a crença e a devoção à Nossa Senhora de Lourdes, o que automaticamente, faz com que as Romarias sejam um sucesso.

Neste ano, a 51ª Romaria de Nossa Senhora de Lourdes, na Gruta de Sede Figueira, terá momentos que, certamente, serão inesquecíveis. Tudo inicia no dia 08 de fevereiro às 20:30 horas com uma grande Procissão Luminosa que abordará a cruz com ênfase na Via Sacra de Jesus. Baseado neste cenário, o momento irá estabelecer uma relação com nossa atualidade e nos dará o entendimento e a força para que, em Cristo, e por intermédio de Nossa Senhora, possamos vencer todas as nossas dificuldades. Jesus ressuscitará e abençoará o pão para todos os romeiros, portanto, chuvas de graças e bênçãos farão com que essa noite de sexta-feira, dia 8, seja imperdível.

No dia 09, as celebrações iniciam ainda no período da manhã. Às 10:00 horas o momento será dedicado à saúde. O objetivo é dar uma atenção especial às pessoas que necessitam fortalecer sua saúde. Acontecerá uma chuva de bênçãos especiais, com imposição das mãos do sacerdote e orações específicas de força frente as enfermidades através do Sacramento da Unção e pela poderosa intercessão de Nossa Senhora de Lourdes.

Também no dia 09, mas às 15:00 horas, será um momento mágico para nossas crianças entenderem, ainda mais, o projeto de Jesus, e o quanto elas são parte fundamental na construção do Reino de Deus. O momento contemplará a apresentação e exposição dos trabalhos desenvolvidos pela Expocatequética e instigará nossas crianças para serem missionários dentro de suas famílias, seus círculos de amigos, nas escolas e em todos os seus ambientes de convívio. Além disso, a integração, novas amizades e as bênçãos de Nossa Senhora de Lourdes, também irão compor este momento incrível.

Na noite do dia 09, 20:30 horas a Romaria traz um momento forte de oração em prol da caminhada da juventude, do fortalecimento da fé, e dê súplicas à Nossa Senhora de Lourdes, contra a violência e extermínio de Jovens. A luz, que estará em evidência, será a responsável por nos conduzir em Missão, na luta pela construção do Reino e de uma civilização de amor. Adentrar a Vigília, significa pedir perdão à Deus por nossas falhas, e se fortalecer para dar início a uma renovação em Cristo.

O domingo dia 10, promete ser emocionante. Às 09:00 horas Nossa Senhora de Lourdes e todos os Romeiros presentes serão visitados pela Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida. As duas caminharão junto do povo em procissão rumando até a casa da Mãe para nos encontramos na missão, nos reconhecendo parte de uma igreja em oração.  Poderemos encontrar nosso papel enquanto missionários em nossas comunidades e no lugar em que a gente vive e, diante disso, preparamos o nosso coração reconhecendo nossas fraquezas e omissões, invocando juntos a misericórdia de Deus pelas poderosas intercessões de Nossa Senhora de Lourdes e de Nossa Senhora Aparecida. Na sequência às 10:00 horas, o Bispo Diocesano, Dom Odelir, presidirá uma santa missa com bênção da saúde, louvores às Imagens de Lourdes e Aparecida, para que sejamos acolhidos pelo amor maternal, providencial e intercessor de Maria. Será um momento de proximidade com Deus, experimentando da sua misericórdia e de todo o seu amor.

A Romaria ocorre anualmente, e nesta edição, a organização projeta uma participação de 10 mil pessoas nos três dias de celebrações, o que seria o maior público das 51 edições.J