Homem é condenado a 27 anos de prisão por matar a mulher a facadas em Chapecó

Foto: Elizandra Gomes/TJSC
Foto: Elizandra Gomes/TJSC

Na Semana Nacional de Combate à Violência Doméstica, o último júri de novembro na Comarca de Chapecó sentenciou Joel Fagundes dos Santos a cumprir 26 anos e oito meses de prisão, em regime fechado, por assassinar a ex companheira Aline Lubah, de 29 anos, em 2016. O réu ainda recebeu mais um ano de condenação por porte ilegal de arma de fogo, encontrada na casa dele. A prisão foi decretada ainda no júri.

O julgamento durou mais de oito horas. O Conselho de Sentença foi formado por seis homens e uma mulher. O júri popular foi presidido pelo juiz da 1ª Vara Criminal, Jeferson Oliveira.

O caso                                                                                                                        

No início da noite do dia 11 de agosto de 2016, Dos Santos foi até a casa de Aline, no bairro Seminário, querendo levar a filha do casal. Eles estavam separados há 15 dias. Houve discussão. A vítima foi encontrada no sofá da própria casa com duas perfurações, uma no braço esquerdo e outra no tórax. O homem fugiu. Como não foi encontrado em flagrante, aguardou o julgamento em liberdade.

Segundo testemunhas, o réu invadiu uma rede social da vítima e postou ameaças a ele, se passando por ela. O homem até registrou Boletim de Ocorrência na delegacia pelas ameaças. Dos Santos, 23 anos, confessou o assassinato, mas não admitiu as postagens e alegou ter agido em legítima defesa e sem intenção de matar a vítima, teses que foram rejeitadas pelo júri.

Texto: Elizandra Gomes/TJSC