Semana Nacional do Livro e da Biblioteca traz programação gratuita em Chapecó

Fotos: Camila Almeida/PMC
Fotos: Camila Almeida/PMC

Abriu oficialmente na última segunda-feira (22), e prossegue até o próximo sábado (27),  a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca em Chapecó. Alunos, professores, escritores participaram das atividades. O dia foi marcado por um bate-papo cheio de história com o ex-prefeito de Chapecó Milton Sander, apresentação de violões do Programa Arte Cidadã, exposição de artes visuais da artista Tina Batiston e recital em homenagem aos 100 anos da morte do Escritor Olavo Bilac.

De acordo com a Bibliotecária Caroline Miotto, é preciso que as artes se relacionem. “A partir do momento em que as mais variadas expressões artísticas se relacionam, a cultura vai ganhando mais representatividade e fortalecimento. Muitas das poesias de grandes escritores, por exemplo, já se transformaram em belíssimas canções. E esta é justamente a ideia desta Semana, muito mais que difundir a leitura, o livro e a biblioteca, estimular o relacionamento entre as artes, e oportunizar novas experiências culturais para a comunidade”, explica.

As atividades prosseguem nesta quarta-feira, às 13h30 com a inauguração da revitalização do Espaço Infantil. Uma parceria entre a Biblioteca Pública Municipal e o curso de Biblioteconomia da Unochapecó. O espaço ganhou uma nova pintura, assim como as estantes, troca de cortinas e tatames e foi reorganizado. Tudo para incentivar ainda mais os pequenos leitores a virem até a Biblioteca.

Às 13h45 uma intervenção artística com as autoras do “Livro de Leona”, marca as atividades para os visitantes. Às 19h30 o Clube de Leitura Mulheres na Literatura fará uma leitura mediada, incentivando a participação feminina. A Programação dessa Semana prossegue até o próximo sábado, 27, e traz uma lista extensa de atividades gratuitas para todas as idades como bate-papo com escritores, lançamento de livros, apresentações artísticas, sarau de poesias, contação de histórias, atividades mediadas.

Como atividade permanente durante a Semana haverá o troca-troca de livros. Para participar basta ir até a Biblioteca, com aquele livro que está na sua casa sem utilizar, que você já leu e deseja trocar por outro que ainda não leu. A equipe disponibilizará uma “cesta” onde as pessoas podem chegar e fazer a sua troca, de maneira gratuita. Uma maneira de renovar o acervo pessoal das pessoas que gostam de ler.

Já no sábado é a vez de levar toda família para o Ecoparque aproveitar a Biblioteca ao ar livre, montada no “Piquenique Literário”, às 15h. No local serão disponibilizados livros, toalhas, almofadas e varal literário, para que as pessoas possam fazer a sua leitura no local, e contação de histórias voltada ao público de 8 a 12 anos.

Para o Secretário de Cultura, Nemésio Carlos da Silva, a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca é um presente para todos os Chapecoenses. “As atividades são gratuitas, voltadas a diferentes públicos. Traz como foco principal o estímulo a nossos futuros leitores, mas pode ser aproveitada por toda a família. As ações tem o intuito de construir o conhecimento por meio dos livros e da leitura e oportunizar o acesso a esse bem cultural de todos que é a Biblioteca Pública Municipal”, enfatiza.

A Sede da Biblioteca Pública Municipal Neiva Maria Andreatta Costella fica no Calçadão da Benjamin Constant. O horário de funcionamento é das 8h às 19h, sem fechar ao meio dia.

Programação Completa

24/10 – Quarta-feira

13h30- Inauguração oficial da Revitalização do Espaço Infantil;

13h45 – Uma viagem pelo reino de Leona – Atividade mediada com as autoras do livro “A Jornada de Leona”

19h30 – Clube de Leitura Mulheres na Literatura – Bate-papo sobre a obra “Quarto de despejo” de Carolina Maria de Jesus – Mediadora Joseana Stringini;

25/10 – Quinta-feira

10h – Lançamento do livro ‘Mais que uma guerra” do escritor Torres Pereira;

14h – Bate-papo com a escritora gaúcha Eva Maria Severo, autora do livro “Ramir e Cristal”;

19h30 – Palestra com o Professor Gilberto Sendtko – Autopromoção e autopublicação (Projeto contemplado no Edital de Fomento e circulação das Linguagens artísticas de Chapecó 2018)

26/10 -Sexta-feira

13h30 -Bate-papo com Dinara Tessari, autora do livro “Aparição no Bosque”;

19h30 – Bate-papo com os autores das “Coletâneas do Projeto Texto Vivo” (Projeto contemplado no Edital de Fomento e circulação das Linguagens artísticas de Chapecó 2018);

27/10 – Sábado

15h – Piquenique Literário no Ecoparque;

Intervenção Artística  com “Reino Bambini – A jornada de Leona”.

Ações permanentes na Biblioteca Pública Municipal Neiva Costella durante a semana:

– Troca-troca de livros

– Exposição “Alma Coração” da artista Cristina Batiston.

Créditos: Texto e Fotos: Camila Almeida/ Divulgação/ Prefeitura de Chapecó.