“Rescue Days” movimenta mais de 200 bombeiros de diversos países em Chapecó

Foto: Alexandre Madoglio/Rádio Efapi
Foto: Alexandre Madoglio/Rádio Efapi

*Texto: Alexandre Madoglio/Jornalismo Rádio Efapi

Santa Catarina está sediando pela primeira vez o segundo maior evento de resgate veicular da América Latina, o “Rescue Days”. O evento iniciou nesta quinta-feira (16) e prossegue até sábado (18), no Parque de Exposição Tancredo de Almeida Neves, em Chapecó.

Diversas atividades com objetivo de aprimorar o conhecimento técnico e científico de resgate das vítimas presas às ferragens estão sendo realizadas movimentando mais de 204 pessoas. Entre elas estão profissionais, instrutores e palestrante de diversos países como Argentina; Uruguai; Chile; Paraguai; Brasil; Estados Unidos; Alemanha; Suíça; Holanda e Espanha.

Evento é o segundo maior do Mundo (Foto: Alexandre Madoglio/Rádio Efapi)

Além das atividades, o evento conta com oficinas práticas que estão sendo direcionadas aos Bombeiros Militares, Comunitários, Voluntários e outros profissionais da área que atuam em situações de emergências. Ao todo 80 veículos estão sendo utilizados para as atividades práticas.

Segundo o Tenente Coronel Hilton de Souza Zeferino, do Batalhão de Bombeiros de Chapecó, o evento está alinhado com o que está acontecendo no mundo. “Essa preparação é cada vez maior e melhor para os bombeiros que estão envolvidos na parte do salvamento veicular”, afirma. Zeferino destaca ainda que pelo número total de participantes, o “Rescue Days”, é hoje o segundo maior do Mundo, perdendo somente para Alemanha. “Isso nos mostra que estamos no caminho correto que é treinar mais e ofertar aos nossos bombeiros aquilo que é de melhor para que eles possam se preparar para os acidentes de trânsito”, conclui.

O “Rescue Days” tem entrada gratuita e é aberto ao público. As atividades iniciam às 9h e finalizam às 19h. O evento conta com a organização do Corpo de Bombeiros, da Associação de Bombeiros Comunitários de Chapecó e da empresa Weber Rescue.

CATCH BAGS

Uma nova tecnologia tem facilitado o trabalho dos socorristas do Corpo de Bombeiros de São Paulo. A Catch Bags é um equipamento formado por almofadas infláveis e segundo o bombeiro militar, Juliano Roque de Souza, essa tecnologia está sendo usada no Brasil há aproximadamente um ano. “É utilizada para destombamento de veículos em locais de difíceis acessos, trazendo qualidade e segurança no socorro, além de reduzir os riscos para quem opera, para quem está próximo e diminuindo os danos no veículo do proprietário”, relata Souza.

Assista o vídeo:

Rescue Days

Um novo equipamento chamado Catch Bags tem facilitado o trabalho do Corpo de Bombeiros. Atividades com o equipamento estão sendo realizadas no "Rescue Days".Confira maiores informações: https://bit.ly/2w97zdP

Publicado por Rádio Efapi em Quinta-feira, 16 de agosto de 2018