Deputada de SC faz apelo para tirar o SUS do subfinanciamento

Deputada Carmen Zanotto (Foto: Divulgação)

A deputada Carmen Zanotto (Cidadania) fez um apelo dramático ao ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, para tirar o SUS do subfinanciamento, no lançamento da Frente Parlamentar Mista da Saúde. A maior causa da grave crise do sistema hospitalar público, comunitário e filantrópico está no congelamento das tabelas por mais de 12 anos. O ministro elogiou a dedicação da parlamentar à causa.

Milagres

Em reunião com deputados da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, o governador Moisés da Silva prometeu liberar os 15% da receita previstos no orçamento para a saúde. Mas desdenhou o projeto que cria o Fundo Especial de Amparo à Saúde, do deputado Júlio Garcia, destinado a liquidar as dívidas da Secretaria da Saúde. Alegou que pretende pagar os débitos com fornecedores até o fim do ano “com as economias que vem fazendo”. No Congresso dos Gideões, o governador disse que “ele era o milagre”. Depois de dizer que faltava de dinheiro para pagar salários em maio, agora está operando milagres nas finanças.

Condenação

Presidente da OAB-SC, Rafael Horn, acompanhou no Superior Tribunal de Justiça, em Brasilia, o julgamento do último recurso do advogado Alex Santore, excluído da lista sêxtupla da Ordem para nomeação do novo desembargador do Tribunal de Justiça. O relator do processo, ministro Herman Benjamim, rejeitou o recurso e condenou o autor por litigância de má fé.

Jornalismo Rádio Efapi com informações da NSC.