CEIM Proteção estimula alimentação saudável

Foto: PMC/Divulgação

Uma atividade saborosa foi realizada no Centro de Educação Infantil Municipal Proteção na semana passada, com a turma de Bebês do vespertino que está frequentando as aulas na modalidade híbrida. As crianças, ao som da música “Sopa do neném”, manusearam os alimentos “in natura” e simularam a produção de uma sopa. Aos alunos que estão na modalidade remota foi sugerido que se preparasse o mesmo alimento para ser compartilhado com a família.

De acordo com o Plano Docente, uma alimentação saudável é essencial em todas as fases da vida, mas em cada uma delas os nutrientes têm uma importância diferente. Quando somos crianças, nossa alimentação é voltada para o crescimento de nossos ossos, pele, músculos e órgãos.

Após o manuseio, a panela e alimentos foram levados para a cozinha onde a cozinheira do CEIM preparou a sopa que foi servida como refeição principal do dia. A professora relata que, “nós optamos por realizar esse Plano porque no início do ano eles não comiam quase nada. A maioria dos alunos apresentava dificuldades em comer a salada de fruta, comida de sal, como sopa… eles não comiam. Aí a gente percebeu que apresentando e mostrando as frutas eles começaram a comer, inclusive a comida de sal.

Agora eles desenvolveram o hábito de se alimentar na escola, o que antes não acontecia. Nosso objetivo foi alcançado em 100%”. A turma também construiu uma horta com direito a um espantalho produzido pelos alunos em virtude do dia de São João. A partir da história “A Galinha Ruiva” a turma foi para a cozinha e preparou um bolo de milho, que foi servido de lanche e estava delicioso de acordo com as crianças! O Plano Docente rendeu várias outras atividades envolvendo a alimentação saudável.