Polícias e Receita Federal fazem operação de fiscalização nos camelôs de Chapecó

Foto: Carolina Dias/Diário do Iguaçu

Por: Diário do Iguaçu

Fiscais da Receita Federal, juntamente com a Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil e Militar, realizam, nesta terça-feira (1), a operação Harpócrates, com a fiscalização de diversos estabelecimentos e produtos na região dos camelôs de Chapecó.

De acordo com o Auditor da Receita Federal, Mauro Batista Neto, essa é uma operação padrão da Receita Federal realizada em diversos locais do Brasil, que possuam características de centro comercial como o de Chapecó, conhecido como camelô. Somente de servidores são mais de 40, entre Auditores Fiscais, Analistas Tributários e Agentes Administrativos.

“São estabelecimentos que possuem indícios de mercadorias com importação irregular ou mercadorias pirateadas. “Justamente as vésperas do Dia das Crianças, não só por isso, mas também por isso, a Receita Federal está deflagrando essa operação para tentar retirar do mercado produtos que não tenham a garantia e também o recolhimento dos devidos impostos que estejam circulando no mercado”, salienta Batista Neto.

O objetivo da operação, segundo a Receita Federal, é fiscalizar estabelecimentos com indícios de comercialização de mercadorias importadas irregularmente e de produtos pirateados. Por ser véspera do Dia das Crianças, Batista Neto reforçou que o foco é recolher as mercadorias que não foram adquiridas de forma regular.

“Neste primeiro momento estão sendo retidas diversas mercadorias e num segundo momento, se o proprietário do estabelecimento comprovar que aquela mercadoria foi adquirida regularmente, a Receita Federal fará a devolução sem problema nenhum”, afirma o Auditor. Pelo menos dois caminhões estão no local para a retirada das mercadorias.

A operação recebeu o nome de Harpócrates, em referência a um Deus grego reconhecido na mitologia como protetor das crianças. Além das forças policiais, mais de 40 servidores da Receita Federal trabalham na Operação de combate ao Contrabando, ao Descaminho e à Pirataria.