O ICJCast – podcast do Instituto Catarinense de Juventude, tem temporada de episódios gravados na cidade de Chapecó (SC). Essa é a segunda etapa da produção, que contempla diversos temas de interesse das juventudes, a partir do recorte temático “Juventudes e Participação Social”. Vale lembrar, que o ICJ representa a defesa e a luta de pautas juvenis no estado de Santa Catarina, atuando nos últimos 13 anos em rede com outras organizações, desenvolvendo projetos, pesquisas, formação e assessoria.
É através da parceria e do financiamento da Adveniat e Cáritas que uma série de episódios foram gravados, ouvindo diferentes vozes, territórios e experiências de segmentos das juventudes catarinenses. As gravações ocorreram no final do mês de junho, entre os dias 25 e 27, na produtora audiovisual Grupo Closer, de Chapecó. Em três dias foram produzidos oito episódios, com entrevistados convidados que discutem temas, como: Pastoral da Juventude (Júlia Kich e Leonardo Cerisoli), Juventude Indígena (Ingrid Ybytu eté e Aline Kaingang), Juventude Quilombola (Edson Camargo), Juventude e Comunicação (Jaciara Machuga e Alan Camargo), Juventude e Protagonismo Histórico (Rodrigo Silva Wolfart e Prof. Willian Simões), Juventude e Diversidade/Gênero (Vinicius Dutra e Nome e Luna Hellena Miglioranza Strassburger), Juventude e Movimentos Sociais (Abimael Jesus e Felipe Bezerra), Juventude e Cultura (Tisiane Kilian de Paula e Josiane Geroldi).
Sobre os temas abordados, Ernesto Puhl Neto, que é membro da Coordenação do ICJ e foi um dos mediadores das entrevistas, considera “O ICJ Cast tem sido mais um instrumento de comunicação do Instituto Catarinense de Juventude. E por meio deste podcast, a gente tem como objetivo trazer temáticas relevantes, que dialogam sobre temas atuais e trazendo sempre como sujeito a juventude. Acreditamos que o ICJ seja uma ferramenta de organização, mobilização, articulação, de formação, mas também, sem dúvidas, uma ferramenta de comunicação”.
Nessa abordagem, o ICJ aposta no formato dos podcasts e videocasts como meio potente de formação e mobilização. A primeira temporada de gravações realizada em Florianópolis com o tema “Juventudes e Meio Ambiente” começa a ser divulgada nas redes sociais do Instituto. Na sequência, serão disponibilizadas também as recentes gravações realizadas no oeste catarinense, com a diversidade de temas e vozes que ecoam o tema central “Juventudes e Participação Social”. Para acessar os conteúdos, basta conferir áudio e vídeo no Canal do Youtube e no Tiktok, além dos áudios completos em plataformas, como: Spotify e Deezer. Segundo Ernesto, as novidades não param por aí e convida todas as pessoas, especialmente as juventudes, a seguir os principais canais de comunicação do Instituto: “Já estamos pensando em lançar a terceira temporada, que vai dialogar com a questão da Juventude e Primavera, dialogar sobre esse novo momento histórico que estamos vivendo. Então, busque no ICJ Cast uma ferramenta de comunicação, que traz temas relevantes, sempre trazendo como temática central a juventude como sujeito e a partir daí olhar sobre os vários temas que envolvem a juventude”.
Canais do ICJ:
Instagram: https://www.instagram.com/icjuventude/
Youtube – https://www.youtube.com/@ICJuventude
Tiktok – https://vm.tiktok.com/ZMSCEnfXT/
Deezer – https://deezer.com/show/1001985191
Spotify –https://open.spotify.com/episode/010By8tV50Vro4nCVsAspJ?si=NrbvBI2JQ2i7dol11kwXjw
O conteúdo deste texto é de inteira responsabilidade do ICJ. A Rádio Efapi atua apenas como apoiadora da causa, contribuindo com a divulgação das informações, sem vínculo direto com a autoria ou posicionamento expressado no material.