Jornalista lança livro com histórias do Bairro Efapi neste sábado (16)

O jornalista Alexandre Carlos Madoglio lança às 16h deste sábado (16), o livro-reportagem “Efapi, mais que um bairro”. A obra é resultado do Trabalho de Conclusão de Curso da graduação de Jornalismo e conta histórias do Bairro Efapi em Chapecó. O lançamento será na Escola Básica Municipal Jardim do Lago, na Rua Paulo Pasqualli, 433 D.

Para Alexandre Madoglio, foi um desafio enorme registrar a história do maior bairro de Chapecó. “Eu precisei correr contra o tempo. O livro foi escrito praticamente em três meses. A dificuldade maior foi encontrar materiais que falassem sobre como surgiu o Bairro Efapi. Tinham poucos, o que mais consegui de história foram as diversas entrevistas. Algumas com duas horas de duração. Eu gosto sempre de destacar para quem falo do livro, que eu não contei a história do Efapi, mas contei histórias que formam o bairro”, detalha o jornalista.

Com cinco capítulos, o livro começa contando como a região surgiu. No segundo capítulo, a força econômica é destaque dando ênfase para a terra dos trabalhadores. O terceiro capítulo fala sobre educação já que hoje o Efapi forma do berçário ao doutorado. O jornalismo também é destaque com a história do Jornal Folha Desbravador e da Rádio Comunitária Efapi. Já o último capítulo, conta histórias de famílias e outras curiosidades que formam o grandioso Bairro Efapi.

O escritor também destacou que o amor e a dedicação em cada detalhe foram fundamentais. “Desde quando comecei a graduação de Jornalismo, sempre tive o sonho de contar a história do Bairro Efapi. Local que nasci e defendo com muito orgulho. Aqui é terra de povo trabalhador que vive o espírito comunitário”, declara Alexandre.
O livro Efapi, mais que um bairro como já destacado, foi realizado na disciplina de TCC com orientação do jornalista e professor Hugo Paulo Gandolfi de Oliveira. A revisão de textos é da jornalista Eliane Taffarel. O projeto gráfico, a diagramação e capa do publicitário Alexsandro Stump. A fotografia de capa é de Cristian Madoglio. Também participou do livro como fotógrafa, a jornalista Juliana Morgenstern. As fotos aéreas são de Selio Gasparetto.

SOBRE O AUTOR

Alexandre Carlos Madoglio é jornalista formado pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó). Ingressou no curso em 2018 e concluiu em 2022. Estudou o ensino fundamental na Escola Básica Municipal Jardim do Lago, no Bairro Efapi, e o ensino médio na Escola Estadual Básica Coronel Ernesto Bertaso, no Bairro São Cristóvão.
Desde pequeno, sempre soube que sua vocação seria o Jornalismo. Começou aos 13 anos a assessorar o time da Associação Esportiva Jardim do Lago. Logo depois foi aprender na Rádio Comunitária Efapi. Pela emissora de rádio, cobriu o dia a dia do bairro e também a tragédia com o avião da Associação Chapecoense de Futebol.

Alexandre também teve passagem pelo Jornal Folha Desbravador entre 2015 e 2016. Nesta oportunidade, aprendeu ainda mais sobre as técnicas do Jornalismo. Em 2017, Alexandre deixou a Rádio Efapi e passou por um período no portal de notícias do Grupo Condá de Comunicação. Mas, ainda em 2018 retornou para a Rádio Efapi.
Em 2019, teve uma das suas melhores oportunidades na carreira. Foi contratado como estagiário de Jornalismo na RIC TV, emissora da Rede Record, que hoje tem o nome de NDTV. Ficou na função até 2021, quando foi promovido para produtor de Jornalismo. Em 2022, ao retornar das férias, foi levado ao cargo de repórter. Hoje é um dos responsáveis pela produção do programa Balanço Geral, líder de audiência no horário do meio-dia em Chapecó.