Novas turmas do 9º ano na EFAPI.

Após muita insistência das famílias e comunidade escolar do bairro Efapi, com centenas de jovens prejudicados, sem poder estudar, a Prefeitura e a Secretaria da Educação de Chapecó finalmente voltaram atrás.

A escola Cyro Sosnosky abrirá 30 vagas, e a Fedelino Machado dos Santos, 35. As vagas já aparecem na plataforma da Seduc Digital. É importante que as famílias que desejam fazer matrícula estejam na escola nesta segunda de manhã.

Apesar da pequena vitória, ainda há centenas de estudantes forçados a se deslocar do bairro Efapi para o Centro para estudar, pagando o transporte por conta própria, uma imposição da Prefeitura que viola o Estatuto da Criança e do Adolescente.

As novas vagas podem resolver o problema de algumas famílias, cujos filhos não estão matriculados em escola nenhuma este ano. Mas a única solução real continua a ser a construção de uma nova escola no bairro, que a prefeitura ainda não anunciou.

Desde 2022, a Prefeitura de Chapecó vem dizendo que não tem dinheiro para a Educação, por isso cortou parte do salário dos ACTs e achatou os salários de todos os professores. No entanto, continua a gastar dezenas de milhões com livros didáticos de baixa qualidade da Editora Opet – enquanto recebe livros gratuitos do MEC; e recentemente anunciou um investimento de 20 milhões na construção de um autódromo – dinheiro de obra pública, que poderia ser investido na construção da nova escola do Efapi.

Quem vê pensa que o cidadão chapecoense tem todas as suas necessidades básicas atendidas.

Via @chapecocritica