Aproximadamente 2,7 mil pessoas desfilaram neste 7 de Setembro em Chapecó

Foto: Leandro Schmidt / PMC

O tradicional Desfile de 7 de Setembro aconteceu nesta manhã de quarta-feira em Chapecó, desta vez com uma comemoração especial, o bicentenário da Independência do Brasil.

Cerca de 2,7 mil pessoas e 68 veículos passaram pela avenida Getúlio Vargas e aproximadamente 9 mil pessoas acompanharam o desfile.

O Prefeito de Chapecó, João Rodrigues, citou em seu discurso os imigrantes que vieram para o país, tanto os que vieram há décadas ou até séculos, quanto os que vieram recentemente, com destaque para haitianos e venezuelanos.

“Eles vieram para reconstruir suas vidas num país democrático, numa nação que completa seu bicentenário de independência. Que nós possamos continuar a ser livres, que possamos ter nossa independência financeira com o suor do nosso trabalho, e que esta nação possa continuar a ser livre, com o direito de ir e vir e possamos continuar a conviver harmoniosamente”, disse o prefeito.

O comandante da 4ª Região de Polícia Militar, coronel Jorge Luiz Haack, destacou que desde sua criação a Polícia Militar tem a missão de proteger e servir. E espera que o Brasil continue sendo uma nação de paz e prosperidade.

A secretária de Educação, Astrit Tozzo, explicou que o tema escolhido para o desfile foi Família e Escola, destacando a importância desta união para a formação de cidadãos e também no enfrentamento da situação da pandemia e no trabalho pós-pandemia. 

As 86 unidades escolares do município foram divididas em cinco blocos, mostrando os trabalhos desenvolvidos, que incluem até a fabricação de protótipos de foguetes e ações de combate ao mosquito da dengue.

Outras autoridades civis e militares também prestigiaram o desfile, que durou cerca de duas horas e encantou o público.