Centro Municipal de Atendimento Pediátrico de Chapecó vai abrir na segunda-feira

Foto: PMC/Divulgação

A partir da próxima segunda-feira Chapecó contará com mais um ponto de atendimento para crianças, que é o Centro Municipal de Atendimento Pediátrico, que funcionará diariamente, das 10h às 22h.

A estrutura que contará constantemente com três médicos (pelo menos um deles pediatra), vai funcionar num espaço anexo à Unidade de Saúde do SAIC, na rua João XXIII, 74 D. Serão pelo menos três consultórios, recepção, sala de observação, sala de coleta e banheiros.

“Estamos montando esta estrutura a 300 metros do Hospital da Criança, com mais médicos, para dar apoio ao atendimento, pois a demanda aumentou muito nos últimos dias. Quem for classificado com pulseira verde e azul, que não são casos graves, serão encaminhados para o Centro Municipal de Atendimento Pediátrico. Isso para pacientes de Chapecó. No hospital, que não é gerido pelo município, serão atendidos os casos graves”, disse João Rodrigues.

O secretário de Saúde, Jader Danielli, disse que o município também vai colocar enfermeiros no hospital para ajudar a agilizar a triagem e diminuir o tempo de espera. Novos profissionais foram contratados e houve otimização de serviços para compor as novas equipes. Além de apoiar o hospital o Centro Pediátrico vai atender também os moradores do SAIC.

Já os moradores dos outros bairros devem procurar o primeiro atendimento nas unidades de Saúde mais próximas de casa, que atendem de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h. Lá eles serão avaliados e encaminhados para um dos sete polos onde tem pediatra, que são Saic, Bela Vista, Alta Floresta, Esplanada, São Pedro, Bormann e Belvedere.

O Posto de Saúde do Efapi, que funciona em três turnos, e o PA do Efapi, que é 24h, também atendem crianças.

Outra alternativa de atendimento é o Ambulatório Centro, que funciona no Salão Paroquial que fica nos fundos da Catedral Santo Antônio, ao lado do Camelódromo. Lá o horário foi ampliado nesta quarta-feira, das 7h às 22h. Antes ia até às 19.

Lembrando que UPA 24h, da Sete de Setembro, não atende criança.

Claro que, se for um caso de urgência e emergência, os pais devem se dirigir ao Hospital da Criança. As ações têm como objetivo atender nas outras unidades os casos que não precisam ir ao hospital, e com isso diminuir as filas e o tempo de atendimento.