Chapecó registra mais de mil casos ativos de Covid-19

Foto: PMC/Divulgação

No boletim divulgado, hoje, 10 de janeiro, pela Vigilância Epidemiológica, Chapecó chegou a marca de 1.136 casos positivos para a Covid-19. Fato que não é motivo de pânico para a população, mas coloca os órgãos responsáveis pela saúde do município em alerta máximo.

Atualmente, entre rede pública e privada, o município disponibiliza 51 leitos de UTI e enfermaria, dos quais 14 encontram-se ocupados. É importante que sejam mantidas todas as regras sanitárias de prevenção e cuidados tais como o uso da máscara, a higienização constante das mãos, uso do álcool gel e, principalmente, evitar as aglomerações, até que a situação volte a um nível aceitável de normalidade.

Segundo o gerente de Vigilância em Saúde, Rodrigo Momoli “os órgãos competentes estão atentos para fazer cumprir todas as medidas aplicadas dentro da “Operação Lockdown Inverso”, que foi retomada, ou seja, isolar, observar e tratar os doentes, evitando o contágio; bem como ampliando as ações de visitas de fiscalização e orientação em estabelecimentos públicos. Lembrando que os casos de descumprimento das normas sanitárias e de isolamento dos ativos, serão reportadas à Polícia Civil.”

A rede municipal de saúde segue com testagens e atendimentos à pacientes com sintomas respiratórios em todas as Unidades Básicas, na parte da tarde, além do reforço da Unidade Móvel de testagem no Ambulatório Verdão.

Os números para avisar sobre algum caso de paciente, positivado para Covid, descumprindo isolamento são: 3319-1400 (horário comercial) ou 153 (Guarda Municipal).