Programa Oportuniza Chapecó forma 135 alunos

Foto: PMC/Divulgação

Médica desempregada, a venezuelana Mileiris Urban, 52 anos, foi uma dos 135 formandos do programa Oportuniza Chapecó. A solenidade foi nesta segunda-feira, no Centro de Eventos. Mileiris fez o curso de preparo de pizzas e agora espera ter uma oportunidade de emprego, para manter-se economicamente enquanto busca revalidar o curso de Medicina no Brasil. Ela mora em Chapecó há dois anos, com o marido, que era agrônomo no país de origem, e dois filhos.

“Esse curso vai ajudar muito. Estou muito feliz com a oportunidade que deram para nós, estrangeiros. Estou muito alegre e agora esperto trabalhar e melhorar meu português”, disse Mileiris.

Já a brasileira Elizandra Serafim Brais, que é manicure e pedicure no bairro Eldorado, viu no Oportuniza Chapecó uma chance de qualificação para aumentar sua renda. Ela fez o curso de designer de sobrancelha.

“O objetivo foi aprender mais e assim poder ganhar mais também. Achei muito bom o curso”, disse. A secretária de Assistência Social, Elisiani Sanches, disse que o Oportuniza Chapecó foi lançado na atual Administração Municipal como um desafio para aproximar os desempregados dos empregadores, oferecendo uma qualificação. E disse que já tem uma empresa interessada em quem se formo no curso de costura.

O prefeito João Rodrigues ressaltou que o Balcão Municipal de Empregos também tem mais de 700 vagas, muitas delas podendo ser aproveitadas pelos formandos.
“A missão do poder público é dar oportunidade para os que mais precisam. E nada mais digno do que o trabalho para que cada um conquiste sua autonomia. Para isso fizemos parcerias com Senac, Sanai, Uceff e Unoesc, além das entidades empresariais”, disse Rodrigues.

O coordenador do programa, Sérgio Riboli, cumprimentou cada um que se permitiu sair de casa e buscar algo a mais. O presidente da Associação Comercial e Industrial de Chapecó, Nelson Akimoto, disse que o tempo que cada um dedicou na busca do conhecimento vai mudar o destino de muitas famílias.

Estiveram presentes também na formatura a deputada federal Caroline Detoni, o vereador Wilson Cidrão, representando os demais vereadores, a primeira dama Fabiana Rodrigues, a diretora do Senac Chapecó, Silvana Marcon, e o gerente executivo do Sesi/Senai, Jardel Carminatti.

Os cursos oferecidos pelo Oportuniza Chapecó são: preparo de pizza, costureiro industrial, técnicas de limpeza e conservação, assistente administrativo, informática, eletricista industrial, pedreiro, designer de sobrancelhas, manicure e pedicure, legislação para estrangeiros e organização financeira e eletricista residencial.

Os interessados devem procurar os Centros de Referência em Assistência Social ou a Gestão da SEASC, pelo telefone 3319-1205.