Nova ação do Trato pelo São José orienta moradores sobre a destinação de resíduos

Foto: Casan/Divulgação

Um grande trabalho de sensibilização para conscientizar moradores dos bairros Vila Rica e Colina Verde quanto à importância da separação e destinação adequada do lixo mobilizou a população de Chapecó neste fim de semana.

A iniciativa, que é parte da ação Trato pelo São José, foi coordenada pela CASAN, Prefeitura Municipal de Chapecó, Unochapecó e Sociedade Amigos de Chapecó (SACH). Voluntários do grupo ProÁgua também participaram do trabalho.

Foto: Casan/Divulgação

O ponto de encontro para o início da atividade foi a Escola Municipal Vila Rica. Durante toda manhã de sábado, 120 bolsistas e voluntários percorreram as ruas dos dois bairros. As equipes mostraram à população como o descarte não adequado faz com o lixo chegue à boca de lobo e, de lá, ao rio, que é usado para o abastecimento do município.

“Visitamos 620 residências, conversando com a população e orientando moradores para a correta destinação dos resíduos”, explicou a bióloga da CASAN Karling Fernanda Schuster.

A comunidade também recebeu informações detalhadas sobre o projeto Bota Fora, ação do município para recolhimento de eletrodomésticos, móveis e demais materiais de grande tamanho não recolhidos na coleta seletiva.

O trabalho de sensibilização quanto ao saneamento básico do Lajeado Grande começou no dia 7, quando foram visitadas as residências do bairro Engenho Braun. Mobilizações serão promovidas também nos dias 27 de novembro e 11 de dezembro, concentrado nos bairros que integram a bacia hidrográfica do Lajeado São José – todos já contam com a rede de esgoto.

Essas atividades dão a partida ao Trato pelo São José, projeto de fiscalização e diagnóstico de ligações irregulares de esgoto sanitário que vai vistoriar todas as moradias que estiverem dentro da bacia hidrográfica.