Em Chapecó, Casan renova convênio para proteção da mata ciliar

Foto: Casan/Divulgação

A CASAN assinou em Chapecó, na manhã desta quinta-feira (11), convênio com o Consórcio Iberê para continuidade das atividades do Projeto Mata Ciliar na Região Oeste de Santa Catarina.

O trabalho permite a proteção e recuperação de áreas de vegetação ao longo de cursos d´água nos municípios de Águas de Chapecó, Caxambu do Sul, Chapecó, Cordilheira Alta, Guatambu, Planalto Alegre e São Carlos.

“A CASAN não mede esforços para continuar apoiando esse trabalho que é de grande importância para a Região Oeste e para Santa Catarina”, disse a presidente da CASAN, Roberta Maas dos Anjos, destacando que o desenvolvimento sustentável está entre as prioridades do Governo de Santa Catarina.

“Ainda hoje pela manhã tivemos uma reunião virtual com o governador Carlos Moisés, que está na Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, e com representantes do Banco Europeu. Nessa conversa para busca de linhas de financiamento para desenvolvimento sustentável lembramos que em Santa Catarina temos esse projeto premiadíssimo, que é uma referência na proteção ambiental e de nossos mananciais”, complementou a engenheira sanitarista.

“Só temos a agradecer a parceria da CASAN para continuidade desse projeto que vai permitir a proteção de aproximadamente mais 140 hectares de vegetação ao longo de nascentes de lajeados de nossa região”, complementou o vice-presidente do Consórcio Iberê e prefeito municipal de São Carlos, Rudi Miguel Sander, ressaltando o protagonismo dos agricultores da Região Oeste na conservação do ambiente.

O novo convênio prevê recursos de R$ 752.760,00 para continuidade dos trabalhos por mais um ano e meio. O objetivo é isolar e recuperar Áreas de Preservação Permanente (APP), prioritariamente em mananciais de abastecimento público e seus afluentes, conservando os recursos hídricos.

Desenvolvido desde 2006, o projeto já beneficia 422 famílias de pequenos produtores rurais, que se integram ao projeto e protegem áreas ao longo dos cursos d´água. Com o novo convênio, mais 70 famílias deverão ser beneficiadas.

A valorização da agricultura familiar e da Política Nacional de Recursos Hídricos são metas do trabalho que tem apoio financeiro da CASAN e conta com execução do Consórcio Iberê, em conjunto com diversas instituições.

Entre os resultados já conquistados está a proteção de aproximadamente 30 nascentes e cursos d´água nas Bacias Hidrográficas do Rio Irani, do Rio Chapecó e do Rio Uruguai. E entre os cursos d´água com áreas beneficiadas estão o Lajeado São José e o Rio Tigre, principais mananciais da maior cidade do Oeste, Chapecó.