Astronomia e dinossauros em Creche do Bairro Efapi

Foto: PMC/Divulgação

A partir das temáticas apresentadas nos planos docentes das turmas de Crianças Pequenas e Crianças bem Pequenas das professoras Glaucia Michelon, Thainã Aparecida dos Santos, Maria Nunes e Lidiane Prescendo, realizou-se uma atividade conjunta e com a participação das famílias no dia 27/09/2021 no período noturno. No CEIM Oracílio Costela foram realizadas atividades com o tema Meu amigo Dino (Dinossauros) e Pequenos Cientistas (Planetas).

As crianças juntamente com suas famílias puderam observar as estrelas, constelações e planetas através do telescópio. Foi um momento de grande aprendizado e diversão. Ao visualizarem o planeta saturno, tanto as crianças como familiares, ficaram impressionados, nos relatando que era a primeira vez vendo um planeta através do telescópio, que foi uma experiência única. Após, foi realizada a dança dos dinossauros onde as crianças imitaram movimentos e os sons desses animais fascinantes. E para finalizar as atividades noturnas foi realizada a visita na caverna do Dino, até sons de dinossauro escutaram. Cada criança, com sua família entrou na caverna para pegar o ovo, que haviam congelado em uma das atividades em sala com a professora, e ajudar o dinossauro a nascer. As famílias levaram martelo para quebrar o ovo de gelo onde se encontrava um dinossauro em seu interior, uma experiência incrível para todos os envolvidos.

A professora Glaucia Michelon conta que “durante a realização das atividades, percebeu o quanto as famílias e as crianças estavam admiradas com a vivência. Sentimo-nos muito felizes pelo reconhecimento das famílias, onde ouvimos vários relatos sobre as experiências”.

Para o pai Lucas Filipin “a experiência foi Interessante, por que as crianças têm um místico encantamento com o céu e os planetas, com o universo. Bem oportuno!”