Mutirão da dengue elimina 1,3 mil depósitos de mosquito no Bairro Efapi

Foto: PMC/Divulgação

O “Mutirão da Dengue“, realizado neste sábado pela Vigilância Ambiental de Chapecó, eliminou 1,3 mil depósitos que poderiam desenvolver larvas do mosquito Aedes aegypti, em 600 visitas realizadas. A atividade contou com 60 Agente de Combate à Endemias e mais de 100 acadêmicos da Unochapecó.

Também foram recolhidos 30 pneus e realizadas orientações para os moradores do bairro Efapi, onde foi realizada a ação, segundo a coordenadora da Vigilância Ambiental, Karina Giachini.

“Foram abertos 21 termos e solicitações de adequações de caixas de água e cisternas. Esses termos e solicitações foram abertos pelos agentes e durante a semana a equipe de apoio da Vigilância vai atender e resolver”, disse Karina.

Chapecó conta com 1.085 focos do mosquito Aedes aegypti cadastrados e 56 casos confirmados de dengue até o momento. Somente no bairro Efapi são 104 focos em 2021; oito casos de dengue e 458 ocorrências registradas e atendidas.

O objetivo do mutirão foi mobilizar a comunidade para a prevenção à dengue, zyka vírus e febre chikungunya, orientar sobre a separação dos resíduos e destinação correta e prevenção de zoonoses. No dia 27 de junho está previsto um novo mutirão, em local ainda a ser definido.