Chapecó terá Dia D contra a Covid

Foto: PMC/Divulgação

No próximo sábado pela manhã Chapecó terá o Dia D contra a Covid, com a abertura das 26 unidades de saúde, das 8h às 12h, para atendimento e testagem de pessoas com sintomas respiratórios suspeitos de coronavírus.

A informação foi divulgada em transmissão pelas redes sociais da Prefeitura, próximo ao meio-dia, pelo prefeito João Rodrigues e o secretário de Saúde, Luiz Carlos Balsan.
“Estamos ampliando o atendimento, com o novo Ambulatório Covid que será inaugurado na quinta-feira, próximo ao Verdão, e agora com o Dia D nas unidades básicas. Nós vamos combater o vírus lá na ponta. Nossas ações já estão dando resultado”, disse o prefeito, João Rodrigues.

O número de ativos, que chegou a passar de 5,5 mil no início do mês, estava em 1222 no Boletim Epidemiológico desta terça-feira. O número de positivados nos testes, que chegou a passar de 70% no mês passado, deu 27% ontem. De acordo com o secretário Balsan, dos 334 testes nas unidades de saúde, 91 deram positivo.

Balsan informou que o Centro Avançado de Atendimento à Covid, inaugurado no mês passado, no Centro de Eventos, teve várias altas e já está com leitos disponíveis. Dos 75 leitos, 39 estão ocupados. Na Unidade de Tratamento Semi-Intensivo, estão ocupados 15 dos 20 leitos. Na UPA, onde chegaram a ter 50 leitos ocupados, hoje tinha apenas 17 pessoas.

Nesta terça-feira à tarde iniciou o atendimento com dois fisioterapeutas por turno, 18h por dia. “A maior obra que nós fizemos foi montar a estrutura de um hospital no Centro de Eventos, com recursos da prefeitura. Graças a isso salvamos pelo menos 150 a 200 vidas de pessoas que não teriam um leito para ficar”, disse o prefeito.

Ele também anunciou que seis novos médicos serão contratados até quinta-feira, para o novo Ambulatório Covid-19 Tratamento Imediato- Centro de Pesquisa Verdão, que foi montado Avenida São Pedro, no bairro Parque das Palmeiras, próximo ao Complexo Esportivo Verdão. Lá terá consulta, testagem e medicamentos disponíveis para a população, de acordo com a prescrição médica.