UPA terá UTI de Passagem com 25 leitos em Chapecó

Foto: PMC/Divulgação

A UPA-24h terá 25 leitos de UTI nesta semana, que estão sendo instalados pela Administração Municipal de Chapecó. De acordo com prefeito João Rodrigues, a intenção é montar uma UTI de Passagem, que atenda com melhor estrutura os pacientes que aguardam leito de UTI no HRO.

A UPA está com 45 pacientes internados, sendo que 18 aguaram leito de UTI.
Para isso já chegaram 15 respiradores do Ministério da Saúde e outros 15 chegam à noite, num avião da Força Aérea Brasileira.

Além disso a secretaria de Saúde do Estado mandou mais 20 respiradores neste domingo, sendo 15 no HRO e outros cinco que podem ser utilizados para pacientes da UPA ou do Centro de Observação de Centro de Eventos, onde já estão 35 pacientes.
João Rodrigues disse que devem ser abertos mais 40 leitos de enfermaria no Centro de Eventos, nos próximos dias.

O município tem recebido muitas doações de materiais, como lençóis, material de higiene, colchões, água e utensílios descartáveis para alimentação dos pacientes.
“Estamos fazendo de tudo para que ninguém fique sem atendimento. Com o auxílio do Estado e o Hospital Regional estamos abrindo mais leitos. Estamos tendo o apoio também do Governo Federal e a solidariedade da comunidade chapecoense. Juntos vamos vencer a Covid”, disse João Rodrigues.

O secretário-adjunto de Saúde do Estado, Alexandre Lencina Fagundes, esteve no Centro de Eventos em reunião com o prefeito, direção do HRO e a vice-governadora, Daniela Reinehr.

Ele destacou que Chapecó tem sido parceiro do Estado na abertura de mais leitos.
Somente neste ano foram abertos 27 leitos de UTI e 50 de enfermaria no HRO.
Até quarta-feira serão mais 26 leitos de UTI no hospital.