Reunião busca agilizar 50 leitos de enfermaria e trazer mais 20 leitos de UTI no HRO

Foto: Leandro Schmidt/PMC

O prefeito de Chapecó, João Rodrigues, realizou uma reunião na manhã deste sábado, no Hospital Regional do Oeste, para agilizar os trâmites de abertura dos 50 novos leitos de enfermaria e buscar pelo menos mais 20 de UTI-Covid para o município.

O HRO informou que já contratou 57 profissionais e que nesta manhã já estavam com pacientes 18 dos 22 novos leitos de UTI. Estes leitos foram anunciados na terça-feira, pelo governador Carlos Moisés da Silva. A direção do hospital também informou que oito dos novos leitos de enfermaria já estavam funcionando, mas ainda não havia profissionais suficientes para os 50.

“Convocamos os empresários da região que tenham avião que colaborem para que possamos buscar profissionais em São Paulo e ainda hoje ativar os leitos de enfermaria para que possamos remanejar os pacientes que estão na UPA”, disse o prefeito.

Durante a reunião o prefeito também ligou para o secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, para tratar da contratação de equipes terceirizadas para ampliar em mais 20 leitos de UTI-Covid. Uma equipe de médicos de Cuiabá já foi acionada e o prefeito solicitou para a direção do Hospital espaço para a instalação de pelo menos mais 20 leitos.

Lembrando que, no início do ano, existiam apenas 35 leitos de UTI. Somente em um mês já foram ativados 27 novos leitos de UTI no Hospital Regional do Oeste.
O prefeito foi acompanhado pelo secretário de Governo, Thiago Etges, do secretário da Saúde, Luiz Carlos Balsan, do secretário-adjunto da Saúde, Jader Danielli, e do diretor técnico da Saúde, João Lenz.