Vereador sugere fornecimento de absorventes higiênicos em escolas públicas de Chapecó

(Foto: Câmara de Vereadores/Divulgação)

Os vereadores aprovaram, na Câmara de Vereadores de Chapecó, indicação do vereador Luiz Agne (PSD), que dispõe sobre a criação do Programa de Fornecimento Gratuito de Absorventes Higiênicos. A ideia é que essa ação fosse realizada para as escolas públicas do município, que oferecem anos finais e ensino médio.

O vereador explica que o objetivo é fornecer gratuitamente absorventes íntimos para estudantes do sexo feminino, visando à prevenção de doenças. “O propósito é preservar a presença das alunas em aula, uma vez que, nos casos em que os familiares não têm condições financeiras para comprar o produto, as alunas faltam as aulas”.

Outro fator, segundo Luiz Agne, é que a falta de acesso a este produto de higiene para lidar com o período menstrual, traz sérios riscos à saúde das jovens, em razão de encontrarem soluções precárias e insalubres a que recorrem.

O vereador resume o pedido, via indicação e finaliza justificando a proposição. “Quero atingir dois objetivos: enfrentar a precariedade menstrual e por consequência, reduzir faltas em dias letivos das alunas durante este período”, finaliza.