VÍDEO: Entenda o motivo da demolição da pista de skate de Chapecó

Demolição da pista iniciou nesta semana. Foto: Associação Chapecoense de BMX/Divulgação/ND

Ponto de encontro de skatistas e praticantes de BMX (Bicycle Motor Cross (x)), a pista de skate do Complexo Esportivo do Verdão, em Chapecó, no Oeste de Santa Catarina, está em processo de demolição. A informação pegou de surpresa os praticantes e simpatizantes dos esportes radicais do município.

Segundo relato da Associação Chapecoense de BMX, no dia 14 de agosto de 2019 foi entregue ao então prefeito Luciano Buligon, uma proposta de reforma e revitalização da pista de esportes radicais do Verdão. “Apresentamos um projeto sério e detalhado como nos foi solicitado pelo poder público”, conta um dos membros da Associação, Irwing Grings de Freitas. 

O projeto foi recebido pela prefeitura e encaminhado à SEDUR (Secretaria de Desenvolvimento Urbano). Com a mudança de mandato, em 2021, a Associação afirma ter entrado em contato com a secretaria e foi orientada pelo secretário Valmor Scolari a reencaminhar o projeto para a execução durante este mandato.

De acordo com Freitas, o reenvio foi feito no dia 14 de janeiro de 2021. “Aguardávamos ansiosamente por uma posição sobre a reforma, mas fomos surpreendidos com a demolição da pista sem nenhum aviso prévio. Havia sido acordado que a pista não seria demolida. Não queremos culpar alguém, queremos apenas que isso tudo seja esclarecido e que atitudes sejam tomadas”, acrescenta. 

Ampliação e modernização

O diretor de Esportes de Chapecó, Rafael Foppa, diz que a demolição da pista faz parte das obras de ampliação e modernização do centro de treinamentos de jogos amadores do Complexo Esportivo Verdão que iniciaram em novembro de 2020. “Toda a estrutura do Verdão, incluindo ginásio, calçadas com acessibilidade, pavers e demais melhorias serão contempladas nas obras de revitalização”, explica.

A área da obra é de 2290,67 m² e o valor total é de R$ 986.098,33 com recursos de emenda parlamentar. A previsão de conclusão do projeto é setembro de 2021. Foppa esclarece que uma antiga empresa teria ganhado a licitação para a revitalização do espaço, mas desistiu. Por isso, uma nova licitação foi feita e a empresa LWS Serviços LTDA foi a  vencedora e assumiu o projeto no fim de 2020. 

“Estamos definindo esta semana, junto com a SEDUR, um novo local para uma nova pista que contemple todas as necessidades dos praticantes de esportes radicais do município. Queremos oferecer um espaço adequado e de qualidade aos esportistas”, esclarece. 

Jornalismo Rádio Efapi com informações do ND Mais.