Chapecó receberá 1870 doses da vacina Oxford-AstraZeneca

Foto: PMC/Divulgação

Chapecó vai receber 1.870 doses da vacina Oxford-AstraZeneca, das 3.320 que virão para a região, provavelmente amanhã. A informação foi repassada pelo secretário de Saúde, Luiz Carlos Balsan, em reunião do Comitê de Enfrentamento à Covid-19, realizada na sala de reuniões da Prefeitura.

Na semana passada o município recebeu 3.367 doses, sendo 1.156 específicas para a população indígena. Já foram aplicadas mais de mil vacinas até o final de semana.
Balsan disse que a vacina está na quinta-fase das 14 fases do primeiro grupo, que abrange 16 mil pessoas. Nesta segunda-feira serão imunizados os idosos e profissionais de asilo, indígenas, idosos em famílias acolhedoras e nos setores de internação dos hospitais.

Os representantes do comitê avaliaram o cenário da Covid em Chapecó. De acordo com o diretor do Hospital Regional do Oeste, Osmar Arcanjo de Oliveira, o cenário é estável. Na tarde desta segunda-feira haviam 33 dos 35 leitos de UTI ocupados e, 14 dos 26 leitos de enfermaria. Já na Unimed apenas três dos 14 leitos de UTI estavam ocupados, segundo o médico responsável, Mário Goto.

O médico Paulo Benites sugeriu mais capacitação dos profissionais e o uso de tratamento precoce quando as pessoas apresentarem sintomas da Covid-19 para diminuir o impacto da doença e salvar vidas.

O médico Ivan Zardo manifestou preocupação em manter os cuidados de prevenção.
A Guarda Municipal informou que, dos 48 estabelecimentos fiscalizados em das semanas, apenas três não cumpriram as regras do decreto municipal e foram notificados. Houve também algumas aglomerações nas ruas, que foram dispersadas de forma amigável.

O prefeito João Rodrigues disse que, diante do cenário de estabilidade, vai manter o decreto que flexibilizou alguns horários de funcionamento, chamando a responsabilidade para os donos dos estabelecimentos.

– Observamos que os números estão controlados, que as pessoas estão seguindo as regras e por isso vamos seguir como estamos. Também vamos disponibilizar os remédios necessários para o tratamento indicado pelos médicos. Estamos aguardando ainda a liberação da vacina Sputnik, pois pedimos para o laboratório responsável que nos reservassem um lote para que possamos imunizar mais pessoas – disse o prefeito.