Vacina contra a Covid-19 começa a ser aplicada no Brasil

Foto: Aloisio Mauricio/Estadão Conteúdo/ND

A enfermeira Mônica Calazans, do Hospital Emílio Ribas, de São Paulo, foi a primeira a receber a vacina contra a Covid-19 no Brasil. Ela recebeu a vacina da Coronavac em São Paulo, após a recomendação do uso emergencial pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), neste domingo (17).

A vacinação dela ocorreu poucos minutos após a aprovação, pela Anvisa, do uso emergencial das vacinas Coronavac e Oxford. A reunião da Anvisa foi transmitida pela internet.

Uso emergencial da vacina do Butantan

“É uma vitória do povo brasileiro, da ciência e da própria Democracia”, afirmou o secretário de Turismo do Estado de São Paulo, Vinícius Lummertz, após a aprovação pela Anvisa do uso emergencial da Vacina do Butantan.

Lummertz destacou o alto significado da aprovação para o setor de turismo e viagens. “E todos os setores a ele diretamente agregados, como o aéreo, eventos, hotelaria, entre tantos outros, que foram os mais impactados em todo o planeta pela pandemia”.

Para o secretário, que é catarinense e acompanha as discussões, a vacina significa segurança para os viajantes, empresas e trabalhadores do turismo e será fundamental para a retomada turística, especialmente dos empregos e da renda.

Fecam é destaque na aquisição da vacina

Lummertz também salientou o papel da Fecam (Federação Catarinense dos Municípios), que no dia 10 de dezembro de 2020, assinou o primeiro protocolo com o Instituto Butantan para a obtenção da vacina para as cidades catarinenses.

“Foi naquele momento que outros municípios, outros estados e até outros países passaram a procurar o Instituto Butantan para fazer o mesmo acordo. Mesmo que agora haja mudança da estratégia de vacinação pelo Governo Federal, a iniciativa da Fecam ficará na história”.

Jornalismo Rádio Efapi com informações do ND Mais.