CASAN investe R$ 21,2 milhões em ações emergenciais para Chapecó

Foto: Casan/Divulgação

Em conversas com o prefeito Luciano Buligon, o prefeito eleito João Rodrigues e líderes empresariais da região, a Diretoria da CASAN fez uma série de anúncios sobre as ações emergenciais para reduzir os efeitos da estiagem no abastecimento urbano de Chapecó. 

No total, a Companhia anunciou um Plano de Ação de R$ 21,2 milhões, com 10 operações prioritárias. A principal ação está sendo realizada no Rio Tigre, com captação já aumentada de 230 litros por segundo para 300 l/s. Outras bombas serão instaladas nos próximos dias para reduzir ainda mais a necessidade do Lajeado São José. Os primeiros resultados já aparecerem. O

s técnicos já perceberam que o déficit de água na cidade, que já foi de 20%, hoje é de aproximadamente 6%, reduzindo o número de reclamações no município. “Porém, ainda há a necessidade de manter o rodízio entre bairros“, explica o engenheiro Daniel Scharf, Superintendente Regional do Oeste. “A pouca chuva que estava anunciada para domingo, segunda e terça não veio novamente, fazendo com que tenhamos ações de segurança”, complementou.  

A captação no Rio do Tigre deverá chegar a 400 litros/segundo no final de 2021, conforme anunciou a Presidente Roberta Maas dos Anjos. A Companhia também está reativando um poço no Bairro São Pedro e vai perfurar mais três nos bairros Boa Vista, Esplanada e na EFAPI, áreas da cidade que receberão três reservatórios. Paralelo às ações emergenciais, a CASAN amplia o trabalho de limpeza e dragagem na barragem do Rio São José, que até outubro era o principal ponto de captação. Nesta semana já é possível perceber os efeitos da atuação das máquinas, abrindo um grande lago de reservação no local. Nas próximas semanas, mais máquinas estarão dragando o local. 

Jornalismo Rádio Efapi com informações da Casan.